Santuário Nacional de Aparecida - SP: sempre no meu roteiro


Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida... Também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida... Ou simplesmente Aparecida.

O Santuário de Aparecida é o segundo maior templo católico do mundo, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Não é à toa que até o Papa já visitou Aparecida (os Papas João Paulo II, Bento XVI e Francisco visitaram Aparecida).

O Santuário de Aparecida fica no interior de São Paulo, na região do Vale do Paraíba, no eixo Rio-São Paulo, a cerca de 3h20 do Rio de Janeiro, e pode ser visto da própria Via Dutra.


Aparecida algumas vezes é o meu destino, outras vezes, é uma parada obrigatória quando estamos pelos arredores. Um local que me recarrega e renova.


É só seguir as placas, que não tem erro!



Para se ter uma ideia, Aparecida é a cidade brasileira que mais recebe visitantes, tendo contabilizado mais de 12 milhões de visitantes em 2018 (fonte: G1).

Para quem é católico, a principal motivação da visita é religiosa, é claro, mas a cidade também tem opções de passeios turísticos pelos arredores e oferece um acervo histórico relevante, a começar pela chamada Igreja Velha, o primeiro santuário nacional de Aparecida, que foi visitada por pessoas ilustres da nossa história, como a Princesa Isabel. Ela, inclusive, foi quem doou o manto e a coroa de ouro da imagem.

A "basílica velha" foi substituída pela catedral de Aparecida em 1955, mas continua recebendo visitantes. Existe uma passarela, em formato de S, conhecida como "Passarela da Fé", que interliga as duas igrejas.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, São Paulo
Foto: Ana Paula Prada - Viagem e Turismo

Sem contar que o comércio se desenvolveu na cidade, devido ao fluxo turístico religioso, e oferece diversas opções para compras. Eu, particularmente, não vou com esse foco, mas sei que tem.


Dentro da Igreja, o local mais procurado é onde fica a imagem de Nossa Senhora, aquela imagem encontrada pelos três pescadores no Rio Paraíba do Sul, em 1717. O jornalista Rodrigo Alvarez, no seu livro sobre Aparecida, destaca que a santa conquistou o Brasil antes mesmo do país ter hino ou bandeira.
Foto: Blog "Esse mundo é nosso"

A imagem fica a 4 metros acima do chão, protegida por vidro blindado. A fila de devotos para passar em frente à imagem é enorme. (Com todo respeito, para mim, não rola...)

A Basílica de Aparecida tem missas regulares diariamente, você pode consultar pelo site antes de ir ou simplesmente chegar e esperar a próxima.

Enquanto espera, tem muitos ambientes dentro da Catedral que eu considero imperdíveis, como a Capela das Velas, onde todo mundo pode acender velas pelas suas intenções de oração, ou a Sala das Promessas, que tem um acervo riquíssimo das objetos de devotos pelas graças alcançadas. São locais com uma energia boa, de fé e gratidão... Eu não fotografo nesses ambientes, por respeito à intimidade e à religiosidade das pessoas, mas recomendo que conheçam...

Também deve estar no passeio a visita ao mirante no Morro do Cruzeiro, local que tem a vista de... Aparecida!

O Morro do Cruzeiro é um local conhecido e ponto da Via Sacra. Tem muitas obras de arte sacra.



Na torre, tem um Museu dedicado a Nossa Senhora Aparecida e uma lojinha de suvenires.


A torre do Mirante tem 30 metros de altura e possibilita uma vista 360º da cidade. A gente sobe até o topo em elevadores panorâmicos.


A parte mais bonita desta vista é mesmo a Basílica.


Para ir até o Morro do Cruzeiro, a gente pode pegar os bondinhos, que usam o mesmo sistema (e empresa) que opera em Balneário Camboriú.


O trajeto de bondinho é de pouco mais de 1km, passando por cima das residências e da própria Via Dutra.


A gente compra o ingresso na bilheteria, no pátio da Catedral. Pode comprar ingresso só de ida, só de volta, ambos, ou o combo que inclui ida e volta e o acesso à Torre.


Uma visita à Aparecida, seguramente, pode durar um dia inteiro. Tudo depende da sua disposição para andar e participar de toda a programação que a Basílica oferece.

Da última vez que visitamos, ainda assisti a um evento inesperado (e inusitado): o Trio Devotão. Um trio elétrico religioso, uma grande procissão mariana no entorno da Basílica! Enfim, a fé pode ser manifestada de diversas formas. É só a gente escolher a que nos inspira. 😍


Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida
Avenida Dr. Júlio Prestes - Ponte Alta, Aparecida - SP, 12570-000

Basílica Velha
Praça Nossa Sra. Aparecida, 313, Aparecida - SP, 12570-000

Bj bj!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!