Disney: EPCOT - Viaje por 11 países em um dia!


Você sabe o que significa EPCOT  ? Pois aí vai: Experimental Prototype of Community of Tomorrow, ou seja, Protótipo Experimental de Comunidade do Amanhã. O nome parece sério demais para ser divertido ? Vamos ver...

Inaugurado em 1982, o EPCOT foi o segundo parque construído na Disney World e se divide em duas áreas temáticas: a Future World (Mundo do Futuro), que traz conceitos de sustentabilidade, preservação dos recursos naturais e utilização de fontes renováveis de energia, e a World Showcase (Vitrine do Mundo), voltada para valorização das diferentes culturas e etnias e da igualdade e unidade entre as nações.

Logo na entrada, você se depara com a grande bola prateada, o globo, símbolo do parque, que é a Spaceship Earth. Tem que ter uma parada básica para uma foto.


Ali, pela manhã, você pode encontrar personagens Disney tirando fotos e autografando.


O parque é enorme! Tem o dobro do tamanho do Magic Kingdom, mas não se assuste, tem bem menos atrações que aquele. Não precisa sair correndo. Pode desacelerar e apreciar a beleza natural do parque, com seus jardins floridos, esculturas de personagens em plantas, arquitetura... Tudo muito bem cuidado.





Vou comentar as principais atrações pelo mapa do parque:


A Future World é a área onde estão as principais atrações do parque. As que considero imperdíveis são (o número é a identificação no mapa):

- Spaceship Earth (1) – Você entra num trenzinho que viaja pela história da evolução da comunicação, passando por vários cenários, desde os homens da caverna até a invenção do computador.

Tem narração em português, é só escolher no computador de bordo, no início da viagem.

A “viagem” dura 15 minutos. É o primeiro lugar que você vai querer entrar, para descobrir o que tem dentro daquela bola prateada. Mas todo mundo quer fazer isso também, então as filas são enormes. Se você não tiver Fast Pass, a dica é procurá-la na parte da tarde.







- Mission: Space (3) – Radical. Os tripulantes embarcam na nave para uma missão importante em Marte. Cada cápsula leva 4 tripulantes.

Tem todo um ritual para escolha do comandante, do navegador, do engenheiro, etc. Isso é só parte da encenação, porque o que vale mesmo é que você está em um super simulador em que pouco importam os seus comandos.

Tem duas versões, a radical (vermelha) e a mais light (verde). Eu só encarei a verde e olha que chacoalhou geral!

Ah! Eles recomendam que pessoas que têm problema de ficar em ambiente fechado não vão nessa atração...


- Test Track (5) - Um enorme pavilhão de testes de carros da GM. Você é o piloto de testes. Prepare-se para levá-lo a pistas em condições variadas, subidas, descidas, etc. Sem esquecer da velocidade! No fim da atração, tem uma exposição dos últimos lançamentos mundiais da GM.




- Soarin (13) – É um simulador de voo livre. Você parece estar em uma asa-delta (na verdade, é uma cadeirinha que sobe, deixando os pés soltos), sobrevoando diversas paisagens do Estado da Califórnia, como a ponte Golden Gate, de San Francisco, o deserto e as praias. É lindo!

Por que a Califórnia ? Porque originalmente esse brinquedo foi implantado na Disneylândia, na Califórnia, e fez tanto sucesso lá que foi “importado” para a Disney World.


- The Seas with Nemo & friends (11) - Pavilhão gigante com aquários marinhos com milhares de espécies. Embarque nos mariscomóveis (carrinhos que parecem conchinhas) e viaje pelo mundo marinho com os amigos de Nemo.


- Captain EO (17) - Atração da década de 80, que se mantém no parque como uma homenagem a Michael Jackson. É um filme onde Michael é o capitão de uma nave intergaláctica e recebe a missão de salvar um planeta de uma força do mal. Com o poder da música e da dança, Michael contagia todos os inimigos e transforma o planeta num local pacífico e belo. Só vale a pena se você for fã de Michael Jackson ou quiser muito descansar por alguns minutos no ar condicionado... rs

- Innoventions (6) - 2 pavilhões centrais com exposição de tudo que há de mais tecnológico no mundo. Explore o lugar, mas fique atento, pois há um monte de coisas para ver e fazer, você não percebe o tempo passar.

- The Circle of Life (15) - É um cinema com um filme maravilhoso com os personagens do filme O Rei Leão, Timão e Pumba. Dura 20 minutos.

Tem uma atração que até é interessante, mas muito longa: Ellen’s Energy Adventure (2), com a apresentadora Ellen DeGeneres. Dura 45 minutos. Começa com um filme e depois surpreende porque a estrutura do teatro se movimenta por cenários que mostram a evolução das fontes de energia, desde o tempo dos dinossauros. Não é uma atração para começar o dia. Por ser longa demais, as crianças ficam impacientes e querem "gastar energia"! Mas funciona bem como uma parada estratégica no meio da tarde, principalmente se tiver um calorão lá fora!

Se você quiser uma foto com os personagens, o lugar é o Epcot Character Spot (10). Lá você encontra os principais personagens Disney de uma só vez: Mickey, Minnie, Donald, Pluto e Pateta. A fila costuma ser grande, mas é única. Quando chega a sua vez, você vai parando e fotografando, de personagem em personagem. Ótimo para completar numa tacada só o livro de autógrafos!





Na World Showcase, há 11 pavilhões de diferentes nações, em torno de um lago enorme, numa grande exposição cultural, onde você aprecia a arte, arquitetura e gastronomia de cada país. Você vai caminhando por 2 quilômetros, vendo réplicas de monumentos característicos desses países, e tem a sensação que viajou para várias partes do mundo numa tarde.

As 11 nações são: México, Noruega, China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão, Marrocos, França, Reino Unido e Canadá.

Os pavilhões só abrem a partir das 12h, então, se você gosta de dormir um pouco mais, a dica é explorar a área do Future World após as 12h, porque fica mais vazio, já que as pessoas tendem a seguir para o World Showcase.



Essa área é mais interessante para adultos, mas aqui vai a dica para as crianças: comprar um "passaporte" e carimbar em cada país, nos Kidcot Fun Stop's. As crianças vão se interessar em parar em cada país para carimbar seu passaporte, como se fosse uma missão.


O kit do passaporte é vendido na maioria dos quiosques e lojinhas do parque. Logo na entrada, já tem um ponto de venda.


Cada país tem um Kidcot Fun Stop, com um representante do país para carimbar o passaporte e uma mesa anexa com lápis de cores e canetinhas, onde as crianças se distraem pintando, enquanto os adultos circulam pela área do país. 


Outra opção para agradar as crianças, principalmente as meninas, é a refeição com as princesas no restaurante Akershus Royal Banquet Hall, que fica no pavilhão Noruega. Você vai encontrar 5 princesas Disney e ainda terá uma ótima refeição. Fiz um post específico sobre essa refeição com personagens.

Ainda na Noruega, pertinho do Akershus, tem uma aventura a bordo de um barco viking no Maelstrom (30), uma das poucas atrações da área. Na área da Alemanha, também tem uma cidade em miniatura que as crianças adoram ver.








Pelo World Showcase, as crianças também podem encontrar personagens pelo caminho, como a gatinha Marie ou a Bela e a Fera, no pavilhão da França; Aladim e Jasmine, no Marrocos; a Mulan, na China; a Mary Poppins ou a Alice no país das maravilhas, no Reino Unido; a Branca de Neve, na Alemanha, entre outros. É só conferir os horários e pontos de encontro na Times Guide, que você pega logo na entrada do parque, junto com o mapa.


Para os adultos, recomendo uma parada no Reino Unido para assistir ao show da banda "British Revolution" (horários na Times Guide também). Começa como cover dos Beatles, mas não para só nos sucessos dos garotos de Liverpool. Não dá pra resistir à vontade de ficar ali dançando na praça... Muito bom mesmo!


No final do dia, o show de encerramento é o “IlumiNations”. Fogos, luzes, música e imagens fazem o espetáculo no céu e no lago. O show começa às 9 pm e dura 13 minutos. Um grande globo surge no lago, onde se projetam imagens dos diferentes continentes, diferentes povos. Os pavilhões dos países compõem o cenário da apresentação, com luzes coloridas. Tente se posicionar bem na área do lago ou em alguma varanda dos restaurantes do entorno, para assistir ao show. É realmente imperdível!


E assim, o dia voa no Epcot e você sai com a sensação de que conheceu uma boa parte do mundo em um dia! Acredite: é um parque que sempre tem o que descobrir!

Endereço:

200 Epcot Center Drive
Orlando, FL 32821



Kinha
Kinha

A bagagem de uma mulher, esposa, mãe, executiva e viajante, com um pouco de tudo e muito de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!