Não podemos esquecer do rato

Tem uma frase de Walt Disney que diz assim: "Eu apenas espero que nós não percamos de vista uma coisa - que isso tudo começou por um rato."

Essa frase é cheia de significado para mim. Primeiro, é um alerta pra gente nunca esquecer de onde começou. Porque quando alguém perde a conexão com a sua origem, com suas raízes, esquece o que o impulsionou a seguir e pode se perder ao longo do caminho. Segundo, me faz lembrar que as coisas sempre podem ser simples.

Já li que as pessoas têm a tendência de tornar os problemas complexos. Que isso é da natureza humana, pois se alguma coisa tiver uma simples solução, as pessoas se sentirão obrigadas a tomar uma atitude, e lá no seu íntimo, o ser humano não é programado para tomar uma atitude. A gente tem uma inclinação pela acomodação. A inércia é simplesmente a opção mais fácil.

Quando a gente encontra uma solução, acaba sendo obrigado a mudar, e mudar pode ser apavorante. Não decidir é tomar a decisão de ficar exatamente onde está, por isso muita gente acaba tornando seus problemas maiores do que realmente são, mesmo inconscientemente. Assim, pode prolongar o tempo de decisão... e de inatividade. 

Acredito que a melhor decisão, aquela que você dificilmente vai se arrepender, é aquela que intuitivamente representa você. Aquela que no fundo, você sabe qual é, por mais que esteja inseguro para assumir. Assim, quando percebo que o processo de decisão está ficando complexo e doloroso demais, lembro da analogia do ratinho: o caminho deve ser simples e instintivo, como se fosse para ser percorrido por um rato. 

Simples assim.

Bj bj!


"I only hope that we don't lose sight of one thing - that it was all started by a mouse". (Walt Disney)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!