São João Del Rei: visita à ilustre cidade vizinha de Tiradentes

Para quem está visitando Tiradentes - MG, um passeio imperdível é uma viagem de Maria Fumaça até São João Del Rei, a mais antiga em operação do Brasil. 

A gente pega a Maria Fumaça na Estação Ferroviária de Tiradentes, no centro da cidade. Você pode comprar a passagem na bilheteria ou pela internet


A fila não é muito organizada e, na verdade, não é por ordem de chegada. Na hora que a composição chega, eles abrem as grades e as pessoas podem entrar em qualquer vagão.


A locomotiva é centenária e uma das principais atrações é o momento em que ela chega à estação e tem que fazer a manobra. As pessoas filmam e acompanham atentamente. É o momento do show do maquinista, porque a manobra ainda é manual, como antigamente.

O trem turístico que une Tiradentes e São João Del Rei opera na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por D. Pedro II. São apenas 12 quilômetros de trajeto, curtindo a vegetação de cerrado e vida calma do interior da cidade, pelos arredores da Serra de São José, até chegar a São João Del Rei.


Na estação ferroviária de São João Del Rei há um pequeno comércio, com doces e artigos de artesanato. Vale a pena dar uma paradinha.


Depois, hora de um pequeno tour pela cidade, que abriga uma grande herança histórica. 

Fechamos lá mesmo em Tiradentes o passeio com um guia turístico que estava na estação ferroviária. Ele nos buscaria na estação de São João Del Rei, faríamos um tour e seguiríamos de volta para Tiradentes de van. Nada escrito, nenhum pagamento, apenas acordo verbal e uma troca de telefones. Estava um pouco apreensiva, mas lá estava a van nos esperando. 

Tour em São João Del Rei

São João Del Rei tem muitas igrejas, algumas a uma distância de poucos metros. A explicação para isso é que cada igreja foi construída por uma irmandade religiosa (carmelitas, franciscanos, beneditinos, etc) e era voltada para um tipo de grupo social: comerciantes abastados, negros, camponeses, etc. Um triste retrato da segregação social e racial do período colonial...

Primeira parada...

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Esta igreja foi construída em 1733 pela Terceira Ordem do Carmo e quem vê diz que é uma réplica menor da Igreja de São Francisco de Assis, que foi a última do nosso tour (só descobrimos no final, claro). Mas na verdade, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída primeiro, então, a réplica, no caso, seria a Igreja de São Francisco de Assis. 

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo tem duas características marcantes: por dentro ela é branquinha, o que inspira simplicidade, e ela guarda a famosa imagem de "Cristo Inacabado", uma imagem de Cristo sem os braços. Não se sabe a autoria da obra nem o motivo de ter ficado inacabada.  


Interessante que um dos acessos à Igreja é uma rua estreita. Você vai andando e de repente, o largo se abre e lá está ela.

Ao lado da Igreja fica um cemitério, também chamado Nossa Senhora do Carmo, que ostenta um grande portão de ferro de 1836, com vários detalhes, inclusive uma escultura que parece uma caveira de pirata na parte superior. Segundo disseram, é o único cemitério coberto do Brasil.


Aqui, o nosso guia-mirim, que acompanhando sua mãe, a guia, deu uma aula ao grupo, mostrando que já estava com o discurso na ponta da língua.


Localização: Praça Carlos Gomes, s/nº - Largo do Carmo

Fizemos uma breve caminhada pelo Centro Histórico até a próxima parada de visitação.

O Centro Histórico de São João Del Rei é parecido com as principais cidades mineiras, com ruas estreitas, calçamento pé de moleque, casarões coloniais. 



Uma parada na esquina da Rua da Cachaça, que recebeu esse nome porque, segundo os guias, os pedreiros bebiam enquanto construíam e as construções ficaram tortas por isso.



A guia aqui falando sobre a origem da expressão "feito nas coxas", que teria a ver com os escravos fazendo as telhas usando as coxas como moldes, o que gerava diferentes tamanhos e formatos, deixando o aspecto de mal feito.

Descendo a rua, chegamos na Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.

Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar

Construída em 1721, é a Sede da Diocese de São João Del Rei. Foi construída pela Irmandade do Santíssimo Sacramento, que seria composta pelos brancos mais abastados da cidade. A Igreja tem muitos entalhes na decoração e imagens banhados a ouro.



Eu adoro visitar igrejas, me sentiria até meio "culpada" de passar em frente a uma igreja durante um passeio e não entrar. Mas não fotografo dentro delas. Ali é um lugar para contemplação e oração.


A Igreja tem uma escadaria onde as pessoas se sentem à vontade para sentar e descansar. Acho que demorei um pouquinho... Minha família tava lá sentada também... kkk


Localização: R. Monsenhor Gustavo, 61 - Centro Histórico


Observe na foto que a Catedral está ao centro, seguindo a rua da esquerda fica a Igreja Nossa Senhora do Rosário e seguindo a rua da direita, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Igreja Nossa Senhora do Rosário

Construída em 1719, a igreja é considerada a mais antiga da cidade e foi uma iniciativa da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, que era constituída somente por negros.


Localização: Rua Getúlio Vargas, 109 - Centro Histórico

O largo onde fica a igreja foi o ponto de encontro e palco inicial da apresentação sobre as Lendas São Joanenses, que vou contar no próximo post.

Seguimos na van até a próxima parada: Igreja de Nossa Senhora das Mercês.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Esta igreja foi reconstruída em 1877. A principal característica é que o templo só tem uma torre. A igreja fica no alto de uma escadaria, e  de lá se tem uma bela vista da cidade.


Localização: Rua Padre Lourival Salvo Rios, 30

No mesmo largo, fica o Hospital Nossa Senhora das Mercês, a única maternidade da cidade (e para onde vão as gestantes de Tiradentes também, que não tem maternidade), mantido pela arquiconfraria Nossa Senhora das Mercês.  


Ali mesmo no largo fica o Pelourinho de São João Del Rei. Sim, o lugar onde os escravos eram castigados. Sentavam dois escravos no pelourinho, de mãos dadas, para serem açoitados. Poder somente posar para foto (e até sorrir) é um privilégio que nossos ancestrais não tiveram... Triste... Meu respeito a eles.


Pegamos novamente a van para seguir até a Igreja de São Francisco de Assis.

Igreja de São Francisco de Assis

Esta Igreja foi fundada pela Irmandade Ordem Terceira de São Francisco de Assis e teve sua construção iniciada em 1774. (Aqui responde a pergunta de qual Igreja é réplica afinal.) Um dado histórico é que o projeto da igreja é de ninguém menos que Antonio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho.

Eu e minha irmã admirando a fachada da Igreja

Foto: Wikipedia

A porta principal da igreja estava fechada e a entrada era pela lateral. Nos fundos da igreja fica um cemitério onde foi enterrado o presidente Tancredo Neves.

Esta Igreja fica numa praça, com uma "passarela" de palmeiras imperiais. Imagino que seja bem disputada para casamentos...
Foto: Viaje na Viagem
Localização: Praça Frei Orlando, 150

Depois de conhecer as igrejas de São João Del Rei, voltamos na van para Tiradentes, acompanhados deste lindo pôr-do-sol...

Ainda voltamos a São João Del Rei para assistir a uma apresentação a céu aberto pelas ruas do Centro Histórico, chamada Lendas São Joanenses. Mas isso é assunto para o próximo post. 😉

Bj bj!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!