Lendas São Joanenses: apresentação noturna pelas ruas de São João Del Rei


São João Del Rei tem muitas lendas, assim como a maioria das cidades seculares, que vão se propagando de geração em geração. A novidade é que aqui você pode vivenciá-las quando anoitece... (Soou sinistro ? Não era para tanto! kkkk) Vou te contar como...

Conhecemos um espetáculo chamado "Lendas São Joanenses", uma encenação noturna das principais lendas da cidade pelas ruas do Centro Histórico de São João Del Rei. A apresentação é inspirada no livro “Contam que…”, do escritor e poeta são-joanense Lincoln de Souza e mistura o resgate e propagação das lendas com o turismo noturno, já que a encenação tem como cenário diversas locações turísticas do Centro Histórico e conta com uma breve exposição sobre elas.

O ponto de encontro é o Largo do Rosário, onde fica a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Você se apresenta aos organizadores, paga o ingresso e recebe um adesivo para se identificar como parte do grupo.

Fonte: Facebook Lendas São Joanenses

A primeira apresentação começa ali mesmo, na porta da Igreja.


A apresentação é intercalada por uma encenação e uma exposição típica de guia turístico, apresentando a história, a arte e curiosidades do local. A exposição vai avançando pelas ruas do Centro Histórico e, de repente, somos surpreendidos por mais uma encenação. E assim por diante...

Fonte: Facebook Lendas São Joanenses

Ao todo, são 7 lendas encenadas por noite de apresentação. 

O livro no qual a encenação é inspirada traz 12 lendas, então, mesmo para quem já assistiu, pode acontecer de ver uma encenação de uma lenda nova numa segunda apresentação. Foi o que aconteceu comigo.

O final da apresentação foi em frente à Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar.



Esse espetáculo só acontece uma ou duas vezes por mês e adorei descobrir que haveria uma apresentação justamente no final de semana em que estaríamos visitando a cidade novamente.

Na primeira vez que viemos à Tiradentes, há exatos 10 anos, descobrimos por um acaso, na nossa visita à São João Del Rei, e adoramos. Não tive dúvida que deveria levar os meus filhos, agora com 12 anos, a essa apresentação cultural quando voltamos à cidade (fazendo toda uma preparação antes, para garantir que não ficassem com medo, claro!). Eles também adoraram e eu continuo recomendando para quem vier à São João Del Rei.

Olha eu aqui com a noiva-assombração!

Para saber mais sobre o calendário de apresentações, basta conferir na página do grupo no Facebook: https://www.facebook.com/lendassj

Parabéns aos idealizadores! Com certeza, irei mais uma vez quando voltarmos à cidade!


Bj bj!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!