Disney nas quatro estações

Quanta gente pergunta: qual a melhor época pra ir pra Orlando ?

Já fiz essa pergunta e também já ouvi diversas opiniões: 

"Na primavera, principalmente entre abril e maio, pois o clima é ameno."
"No outono, entre setembro e outubro, porque já está refrescando e chove pouco."
"Evite o inverno, é muito frio... Brasileiro, principalmente carioca, não resiste ao inverno americano."
"Verão ? Nuncaaaaa! Calor infernal e tumulto geral!!!"

Sou dessas que escuta os experientes, então, sempre priorizei visitar Orlando nas estações consideradas as melhores opções (primavera e outono). Mas nem sempre a gente pode escolher o melhor período para as férias... Ter que conciliar os compromissos profissionais com o calendário escolar pode levar à enrascada das férias em dezembro ou julho/agosto. Vai fazer o que ? Desistir e adiar a viagem desejada pelas crianças porque não é a melhor época ? Não,  né ?  Então, tem que se preparar para aproveitar da melhor forma cada estação!  

Esse post é sobre nossas experiências nas quatro estações.

Disney na primavera
(março-abril-maio)

A primavera da Disney realmente é encantadora! Imagina só aqueles gramados dos parques floridos...


Nessa época acontece o Flower & Garden Festival, no EPCOT, um evento de jardinagem que deixa o parque ainda mais bonito. 



Tem muitas esculturas de folhagens, inspiradas em personagens Disney. Tudo lindo! 

 





Nós fomos no mês de maio, clima bem quente, pedindo bermudas e blusas leves, bonés e óculos para encarar o sol! Mas não dá para descartar uma chuva repentina. A gente pegou...


Pelo clima ameno, porém mais quente que no outono, além dos parques menos cheios (tirando o período do Spring Break), acho essa época a melhor para visitar os parques. 

Temperatura média: varia de 15 (mínima) a 30° (máxima), como no outono, mas ao contrário daquela estação, a temperatura média vai subindo mês a mês, ficando mais quente. Assim, março é o mês mais ameno e maio o mais quente.

Dicas para o período: 
- Evitar o Spring Break, recesso escolar/universitário americano, pois aumenta muito o fluxo nos parques;
- Levar na mochila um casaquinho, para o início da noite, pois a temperatura cai;
- Otimizar a programação, emendando atividades de dia e à noite, porque você não estará no limite para um banho... kkkk


Disney no verão 
(junho-julho-agosto)

O sol de verão em Orlando é realmente escaldante! No fundo, eu imaginava que havia um pouco de exagero nessa estória de calor insuportável, afinal, tô acostumada com o Rio quase 50 graus, né ? Mas bastou o primeiro dia no parque pra eu colocar a minha "metidez" de lado e perceber que a situação não seria nada fácil.


Veja essa foto... Quer saber onde estão as pessoas ? Fugindo do sol, que estava de rachar, procurando uma sombra ou qualquer atração com ar condicionado para se esconder! 

Às 2 horas da tarde, o Magic Kingdom parecia o deserto do Saara! Não aguentei ! Logo eu, que seguro a onda de 12 horas de parque mole, pedi realmente pra sair: propus que fôssemos para casa e voltássemos só no final do dia! 


Era o primeiro dia das férias e as crianças nem se animaram de voltar ao parque no final do dia como eu sugeri. Preferiram ficar na piscina... Dá pra acreditar ?


Nos dias seguintes, não sei se São Pedro ouviu minhas preces e amenizou o fogo na fornalha, se fomos nos adaptando ao clima ou se houve um pouco de cada... O fato é que vestindo shorts e camisetas, munidos de muitas garrafas d'água, pulando de sombra em sombra, entrando em qualquer atração que tivesse ar condicionado pra uma pausa, resistimos bravamente ao dia no EPCOT, até o show de encerramento. Vencemos o teste de resistência!

A temperatura pode chegar a 40 graus, mas é comum chover nessa época. Teve uma amiga que pegou dois dias de chuva ininterrupta esse ano, em julho... Matou a programação no parque... Nós tivemos sorte, só pegamos aquelas chuvas de final da tarde, típicas de verão! Pancada de chuva e sol brilhando de novo. Foi só marcar um tempo embaixo de uma marquise para a chuva passar... Não atrapalhou em nada a diversão. Ao contrário, ajudou a refrescar um pouquinho. 


Essa época do ano pede para incluir parques aquáticos no roteiro, principalmente para quem vai com crianças.

Outra opção legal é aproveitar todas as atrações que molham dos parques: Splash Montain (no MK), Kali River Rapids (no AK), área Toon Lagoon (no Island of Adventure)... O lance é aproveitar toda oportunidade para dar uma refrescada! Nem se preocupe em ficar molhada. Rapidinho você estará seca novamente.

 





Temperatura média: varia de 22 (mínima) a 34° (máxima). A curva da temperatura média varia pouco entre os meses da estação. É o período do ano que mais chove.

Dicas para o período: 
- Chegar cedo nos parques, para evitar a lotação e aproveitar o sol da manhã;
- MUUUUITA água: levar garrafinhas e encher nos bebedouros do parque;
- Protetor solar, boné, óculos... O que for possível para se proteger do sol;
- FAST PASS+ é importante em qualquer época, mas no verão é essencial! Ficar horas na fila naquele calor é insuportável!
- Almoçar mais cedo, assim, você pega restaurante vazio ainda e pega as atrações com filas menores depois, quando a maioria das pessoas está indo almoçar.
- Quebrar o dia: ir pra casa no meio da tarde, para renovar as energias com banho e descanso, e voltar no início da noite. Funciona muito bem quando se está com criança. Todo mundo volta com disposição.


Disney no outono
(setembro-outubro-novembro)

Sabe aqueles dias frescos, que você precisa sair de manhã cedo de casaco, tira durante o dia, quando o sol esquenta e fica gostoso e volta a vestí-lo à noite ? Assim são os dias de outono na Disney. Ousaria dizer que a turma do Sul do Brasil até dispensaria o casaquinho pela manhã,  mas como boa carioca que sou, 20 graus pra mim pede um casaco.

O chão amanhece molhado de sereno ou mesmo da chuva fininha no final da madrugada. O dia começa com o céu encoberto, nuvens cinzentas...

 (Início da manhã no EPCOT)

(Início da manhã chegando no Hollywood Studios)

Em geral, o sol ao longo do dia aparece e vai esquentando, mas não a ponto de ficar desconfortável. O período é ótimo para passear pelos parques. Em alguns parques, que são mais arborizados, como Animal Kingdom ou Busch Gardens, você sente até um friozinho na sombra.  

Nesse clima, o desgaste físico é menor que no calorão, o que possibilita otimizar mais a programação, como emendar um dia de parque com um jantar ou com uma parada no shopping sem se sentir "pegajosa" e desesperada por uma ducha!


Olha só, emendamos um dia inteiro no Magic Kingdom com um jantar no Medieval Times na boa!

A calça legging vira a melhor parceira da viagem. Não esquenta muito ao longo do dia e quebra a queda da temperatura à noite.

Nesse período acontece o Halloween, festa do dia das Bruxas que é uma tradição americana, todo mundo já viu em algum filme ou desenho animado. Prepare-se para ver uma decoração diferente nos parques. Na Disney, rola o Mickey's Not So Scary Halloween Party, que é um halloween para as crianças... 


Na Universal, tem umas apresentações temáticas para as crianças durante o dia...


... mas no evento noturno, Halloween Horror Nights, é que o bicho pega! Tem personagens vivos horripilantes, você vai se sentir num filme de terror. Macabro mesmo! Para os adolescentes, deve ser uma diversão só!

Como meus filhos eram muito pequenos ainda, saímos do parque antes de começar o evento, que é noturno, mas já tinha gente chegando caracterizada... Saí disfarçando para as crianças não verem as caracterizações na entrada do parque... Nem eu... kkk

Temperatura média: varia de 15 (mínima) a 30° (máxima). A temperatura vai caindo mês a mês, ficando mais ameno ao longo da estação. Assim, setembro é o mais quente e novembro é o mês mais ameno, já começa a fazer um friozinho...

Dicas para o período: 
- Vista-se como "cebola": saia de casa quentinho, mas coloque várias camadas de roupas, que você possa ir tirando à medida que o sol for esquentando. Não entre na furada de se garantir com um casacão só, pois em algum momento do dia o tempo estará quente demais para continuar usando, mas frio para ficar sem.
- Os eventos de Halloween nos parques exigem ingressos à parte. 


Disney no inverno
(dezembro-janeiro-fevereiro)

O frio realmente não alivia em Orlando. Em locais fechados, o aquecimento salva,  mas como é que você circula nos parques ? Hora de reforçar os casacos. Não adianta só se garantir com os casacos daqui (exceto quem mora no sul do Brasil, que enfrenta um frio mais rigoroso), porque nossos casacos são leves para o inverno de lá, deixam passar a umidade. O ideal é comprar um casaco bom lá e ir trocando o que estiver por baixo.

Outra coisa que faz muita diferença: usar malha segunda pele. Daquelas que vendem em lojas de esportes, como roupas de esqui. Assim, você já começa com uma proteção por baixo, sem fazer grande volume.

A temperatura é baixa, pode ficar negativa, mas chove pouco. Nós demos sorte de não pegar chuva em dia algum. Apesar da época, o dia não fica fechado como acontece aqui no Brasil. As manhãs de inverno são frias, mas têm um sol gostoso e céu azulado. Estando bem agasalhado, é prazeroso andar pelos parques no inverno. 


O problema é enfrentar o frio à noite. Imagina um show noturno com temperatura de 5°! Acabamos desistindo de assistir aos shows noturnos, porque estava sendo um sofrimento para as crianças.


Se por um lado o inverno traz algum desconforto, por outro lado, é a estação mais linda! 

Imagina você ver os parques enfeitados como se estivessem cobertos de Neve, tudo decorado para o Natal... Pessoas com luvas, botas, cachecóis,  gorros... Você realmente vê aquela imagem do Natal, construída por diversos filmes americanos que assistiu, fazer sentido! E a roupa do Papai Noel ?  Tudo a ver naquele clima! Dá vontade de realmente abraçar e se aconchegar naquela roupa quentinha!

Imagina também a Elsa (Let it go!), na apresentação de Natal, dando aquele tom azulado de gelo ao lindo castelo da Cinderela.


A fantasia realmente faz sentido... Foi a visão do mais lindo cenário de Natal que tive!

Sem contar que nós fomos na semana que antecede o Natal, então não estava ainda aquela lotação que os parques costumam ficar ao receber famílias que vão passar as festas por lá. Clima de Natal, mas ainda sem o tumulto do Natal. Adorei!

Temperatura média: varia de 9 (mínima) a 24° (máxima). A curva da temperatura média varia pouco entre os meses da estação.

Dicas para o período: 
- Gorros, luvas e cachecóis são necessários! Tenha na mochila, pois à noite a temperatura cai muito e eles ajudam a bloquear a friagem, complementando os casacos.
- Atenção aos preços: o mês de dezembro, principalmente entre Natal e Ano Novo, é altíssima temporada. Os preços caem sensivelmente a partir de janeiro.
- FAST PASS+ para otimizar seu tempo nos parques (veja como reservar aqui).


Enfim, compartilhei aqui algumas dicas a partir das nossas experiências nos parques nas diferentes estações. Espero que ajude no seu planejamento, mas não desanime se seu período de férias for o mais movimentado ou com o clima mais desgastante. Sabe por que ?

Porque ir pra Disney é bom em qualquer época!

Bj bj!
Kinha
Kinha

A bagagem de uma mulher, esposa, mãe, executiva e viajante, com um pouco de tudo e muito de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!