A cada fase, o seu desafio

Desafio. Essa palavra é frequentemente repetida nos discursos corporativos e motivacionais, nas entrevistas de emprego, ou mesmo nas rodas de amigos. Gostar de enfrentar desafios, ter capacidade de superação, é o que se espera de um profissional bem sucedido e de uma pessoa bem resolvida.

O desafio nem sempre é um grande projeto ou representa uma mudança de vida. O desafio pode ser uma pequena mudança de hábito, que para você representa uma superação. O desafio se evidencia não por sua dimensão e complexidade, mas pela superação que ele representa para cada um. Afinal, desafio é o ato de instigar alguém a realizar algo além de suas competências e habilidades. Portanto, o desafio é individual e subjetivo.

Hoje a minha filha venceu um desafio: aprendeu a andar de bicicleta sem rodinhas. Pode parecer algo simples e corriqueiro, já que a maioria das pessoas vence essa etapa na infância. Mas para ela foi um desafio.

Tiramos as rodinhas, embora ela ainda se apoiasse nelas. Não se equilibrava sobre as duas rodas. Prometi que a seguraria e fui correndo ao lado dela, segurando no selim, enquanto ela embalava suas pedaladas, tentando se equilibrar. Aos poucos, fui soltando, e ela, adquirindo confiança. Até que já estava seguindo sozinha, pedalando na direção do pai. A nossa menina que mal se concentrava nas pedaladas no começo, por estar preocupada em repetir seu pedido para eu não largá-la, em alguns minutos já se sentia segura o bastante para dizer “não me ajuda”, mesmo quando saía em zigue-zague, quase caindo.

Parava. Tentava uma, duas, três vezes, a cada retomada, mas conseguia dar o arranque novamente e engrenar na pedalada. Isso é encarar desafio. Persistir, não desistir. Desenvolver seu próprio método, sua forma de realizar, até se sentir segura. Superar-se. Foi isso que eu vi a minha filha fazendo ao dominar a bicicleta sem rodinhas.

Não é o desafio que define você, mas a forma como você o encara. Nem sempre você está preparada para o desafio, mas precisa enfrentar. Muitas vezes não consegue de primeira, mas tem que insistir. Pode sentir vontade de desistir, mas é preciso persistir, porque só vence quem faz. Permanecer firme no propósito é o que determina a sua capacidade de realização e superação. O seu sucesso ou insucesso. Foi essa a lição que a minha filha me deu hoje. E é dessa forma que eu desejo que ela encare todos os desafios da sua vida.


Kinha
Kinha

A bagagem de uma mulher, esposa, mãe, executiva e viajante, com um pouco de tudo e muito de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!