Dicas de Paris: Torre Eiffel

Qual a primeira imagem que vem na sua cabeça quando pensa em Paris ? Com certeza, a Torre Eiffel!


Esse famoso monumento, construído por Gustave Eiffel em comemoração ao centenário da Revolução Francesa, em 1889, é a cara de Paris!

Logo de longe a gente fica de boca aberta com a imponência e beleza daquela torre de ferro retorcido de 324 metros de altura. Detalhe: até 1930, a Torre Eiffel era a construção mais alta do mundo. Perdeu sua posição para o Chrysler Building, de Nova Iorque.


De baixo, dá para identificar os 3 pisos da torre: o primeiro, a 57 metros, o segundo, a 115 metros e o último, a 276 metros de altura!

Mas não dá só pra admirar de baixo. Tem que subir e apreciar Paris lá de cima!


O elevador leva direto ao segundo andar.  De lá dá para ter uma super vista de Paris! 




O segundo piso tem uma parte externa e uma parte interna, onde ficam lojinhas, restaurante, cafeteria, banheiros, etc.


Telescópios permitem decifrar os detalhes de Paris!


Na área interna, não dá para deixar de se deliciar com macaróns, um doce típico da culinária francesa, que parece um biscoitinho, crocante por fora e macio por dentro, de diversos sabores. Lembra um bem-casado, mas é mais crocante. Ao lado dessa mini-confeitaria, tem uma cafeteria, para você se aquecer com um chocolate quente ou um capuccino.


Mas a gente quer ver Paris de todos os ângulos e alturas, não é mesmo ? Para isso, tem um elevador que leva até o 3º piso da Torre. Você pode comprar o ingresso para o terceiro andar lá mesmo no 2º piso. Em dias de ventos fortes, o acesso ao terceiro andar é interrompido. Foi o que aconteceu no dia da nossa visita.

Para os mais dispostos, dá para subir de escada até o segundo andar. São 704 degraus. Eu confesso que não estava preparada para essa bravura... (As crianças são a desculpa perfeita para fugir das escadas - rs). Mas, pra não dizer que não aguentamos nada, pelo menos a descida foi pelas escadas... Já que “todo santo ajuda”... rs

Curtimos muito a descida, pois a gente "sente" a estrutura da torre e vai tendo um cenário novo a cada lance. 

Parada obrigatória para explorar o primeiro andar, que fica a 57 metros de altura ! Olha só a vista de cima... As pessoas parecendo formiguinhas... 


O acesso à área da base da Torre Eiffel é gratuito. Ali você encontra lanchonetes, pode tomar um cafezinho e apreciar a torre de baixo.


Para subir, precisa de ingresso, mesmo de escadas. A fila para comprar na hora estava bem grande quando fomos. Para quem tem pouco tempo, o ideal é comprar antecipadamente pelo site oficial http://ticket.toureiffel.fr/. 

O site não vende ingressos para subir de escada, só de elevador, com a opção de acesso só até o segundo piso ou até o terceiro piso. Ingressos para subir de escadas, só no local mesmo. 

Nós contratamos uma excursão pela Paris CityVision, que englobava um city tour, a visita à Torre Eiffel (ingresso até o segundo andar) e passeio pelo Rio Siena de bateaux. Valeu à pena pela comodidade. Ficar na fila, no frio de Paris e com crianças, não seria a melhor opção. 

Foi também por causa do frio (esses cariocas aqui não estão acostumados com 5ºC) que não fomos visitar a torre à noite e perdemos o que a maioria considera imperdível: a Torre Eiffel iluminada e a vista de Paris cintilante ! Uma pena... Mas o que eu vi, durante o dia, já foi encantador e inesquecível. 

E deixou a vontade de voltar no verão! rs

Bj bj!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!