Campos do Jordão: o que você precisa saber antes de ir


Campos do Jordão é uma das cidades do coração dos paulistanos e não é para menos. A cidade realmente tem seu charme e vale a visita. Mas já ouvi algumas pessoas dizerem que é um destino "supervalorizado". Bem, isso é relativo. Depende das referências, expectativas, preferências de quem avalia... Enfim, é super subjetivo. De qualquer forma, reuni aqui algumas percepções que tive na nossa visita, para ajudar você a calibrar a sua expectativa... (ou não, já que o olhar é meu... 😜)

1 Campos do Jordão vale a visita em todas as estações

Campos do Jordão atrai muitos turistas no inverno, época em que a cidade acolhe seus visitantes com o famoso "Festival de Inverno", um festival internacional de música clássica, que apresenta uma série de concertos sinfônicos com a participação de artistas nacionais e internacionais. Juntando ainda com o clima, que no inverno leva a cidade ao ápice da semelhança com as cidades europeias, justificando seu apelido de "suíça brasileira",  Campos do Jordão realmente brilha nessa época.


Mas, as demais estações trazem outras características que embelezam a cidade, como os tons dourados dos platanus no outono, as hortências no verão  ou as cerejeiras da primavera.


Sem contar que a cidade é toda estruturada para o ecoturismo, tendo muitas trilhas e rotas de ciclismo, para quem curte atividades ao ar livre e um bom pedal.

Além disso, no outono, tem a também tradicional Festa do Pinhão, semente da araucária, árvore característica de Campos do Jordão. A festa, que é evento gastronômico na Vila Capivari, reúne restaurantes com uma exposição de pratos com o pinhão, e é animada por shows no palco no centro do praça. A cidade fica um fervo só.


2 Tudo é perto, mas ficar em Vila Capivari é melhor

É difícil pesquisar hospedagem quando a gente não conhece o lugar e não tem referência do que é longe ou perto... Então, vou deixar a dica aqui: tudo é bem pertinho em Campos do Jordão, mas o point é a Vila Capivari. Então, se você se hospedar nos hoteis que ficam perto do miolo entre a Rua Doutor Djalma Forjaz, a Avenida Macedo Soares e a Praça São Benedito, estará pra lá de bem instalado e poderá circular a pé pela área principal da cidade.

3 Campos de Jordão é um polo gastronômico

A crítica especializada considera Campos do Jordão um polo gastronômico, recheado de restaurantes premiados e opções com influência e especialidades de diversas origens internacionais. Mas isso não quer dizer que você só vai encontrar restaurantes chiques e caríssimos!

Campos do Jordão tem opções para todos os gostos e bolsos. Tem restaurantes mais simples e mais baratos também. Aquela comidinha honesta. Aliás, esse é o sentido da palavra polo. Reúne grande diversidade num mesmo local.

4 Campos do Jordão é um polo de compras

Sim, em Campos do Jordão você vai encontrar muita coisa bonita e barata, de malha, couro e linha.
Vale a pena de embrenhar por tudo que é galeria no entorno da Vila Capivari, pois ali você acha um monte de lojinhas, com ótimos preços. Nem tudo que é barato tem boa qualidade, mas dando uma garimpada, você encontra.


Para se ter uma ideia, achei uma casaco de frio, que não fica para trás em nada em relação a um casaco que comprei no início do ano nos Estados Unidos, só que lá eu paguei 80 dólares e aqui, 100 reais!
  
5 Se você gosta de Nova Friburgo e Penedo, vai gostar de Campos do Jordão.

Nós, cariocas, quando queremos curtir um friozinho da serra, pensamos logo em opções como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Penedo, certo ? Nestes lugares, a gente percebe a influência europeia na arquitetura, encontra uma gastronomia caprichada, tem contato com a natureza, sente o ar puro da serra e curte aquele clima gostoso, mais fresco, às vezes bem frio, que dá até para tirar os casacos pesados do armário.

Pois bem, Campos do Jordão se enquadra perfeitamente nesta descrição. Se você curte, vai gostar de variar o destino e esticar até a serra paulistana para conhecer a cidade.

6 Se você conhece Nova Friburgo e Penedo, não verá nada de mais em Campos de Jordão.

O outro lado do que disse acima é: você pode curtir tudo isso mais perto. Quando você vê o conjunto, não perceberá grande diferencial de sair do Rio e ir até Campos do Jordão. Na verdade, tentando ser bem imparcial (juro que não é "discurso bairrista"), achei Penedo mais charmosa e mais estruturada que Campos do Jordão. E fica na metade do caminho!

Campos do Jordão é uma excelente opção para os paulistanos, para quem está ali pertinho. Mas, enfim, a gente só conclui depois de conhecer... Então, eu recomendo que você vá e tire suas próprias conclusões.

7 Campos do Jordão não é preconceituosa

Perto de ir para Campos do Jordão, vi uma notícia de que uma mulher havia relatado num programa de TV preconceito racial sofrido na cidade. Eu não me acanho com esse tipo de informação, mas liguei o radar, para formar minha visão sobre o assunto, e digo, sinceramente, que não percebi nenhuma situação que pudesse me sinalizar qualquer indício de preconceito.

Incluí este item só para deixar a ressalva que, infelizmente, babaca racista a gente ainda encontra em qualquer lugar, então, um episódio lamentável ocorrido lá não deve carimbar a cidade.

Bj bj!


Quer saber mais ? Leia os posts da nossa viagem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!