Festa do pijama para meninas

Já contei no outro post que esse ano meus filhos escolheram reunir seus amigos mais chegados numa noite do pijama em nossa casa para comemorar o aniversário. Como sou mãe de gêmeos, menino e menina, fizemos duas noites separadas, uma para os meninos e outra para as meninas. Morando em apartamento, foi uma saída para reunirmos o maior número de amigos e para termos uma noite dedicada a cada um.

Resolvi escrever esse post porque as festas de pijama tem sido cada vez mais comuns, mas encontrei poucos relatos nas minhas pesquisas pela internet. Vi muita profissionalização, o que acho muito legal, mas custa... e nem sempre tem aquela pessoalidade, que eu queria imprimir desta vez. 

Vou compartilhar aqui como organizamos a festa do pijama das meninas. Produção caseira, mas com muito carinho e cuidado!


Convite

Dormir na casa de alguém, ainda mais para as crianças, não é algo tão corriqueiro. É natural que as famílias tenham algumas preocupações e que só liberem seus filhos se houver confiança na família que os está recebendo. Independente do convite, o primeiro approach tem que ser através de contato direto com os pais das crianças, para já falar da intenção da festa, sentir se haverá receptividade ao convite, se a criança não tem problema em dormir longe dos pais, até para não frustrar seu filho se um amiguinho não puder participar.

Depois, um convite virtual cai na medida.


Após a confirmação de todos, criar um grupo no whatsapp é uma boa opção para você fazer um save the date e também para consultar os pais sobre eventuais intolerâncias a algum tipo de alimento que as crianças tenham, para enviar as dicas sobre o que trazer e também para ir transmitindo fotos em tempo real da festa para os pais.

Número de convidados

Quanto maior o número de crianças, maior o staff que você tem que ter para garantir atividade e acompanhamento de todas. É claro que a idade das crianças fará toda diferença também, afinal, você não precisará dar banho em crianças de 8 anos, por ex., mas se todo o cuidado é pouco com nossos filhos, imagina com dos outros. Além disso, o objetivo não é reunir as BFF ? Então, o número reduzido de crianças é a medida ideal para a intimidade.  Assim, foram 7 convidadas, somando 8 meninas contando com a aniversariante.

Decoração

Quem escolheu o tema foi a nossa filha: “DivertidaMente”.


(Detalhe: a toalha da mesa e a cortina que colocamos ao fundo para esconder a decoração da sala são lençóis! rs)

Tinha que ter barraquinhas de acampamento com colchonetes...


(Nós compramos as barraquinhas e os colchonetes. Como usaríamos para as duas festas, justificava a compra em vez do aluguel.)
Muitas bolas coloridas, para representar as lembranças, como no filme...


Outros elementos inspirados no filme...

Bonequinhos da minha filha :)


Lembrancinha

Já que a festa é do pijama, o que não pode faltar ? Pijama, é claro! Então, que tal dar pijamas de lembrança ? E um travesseirinho ?


(O pijaminha e o travesseirinho foram feitos por uma amiga. Se alguém se interessar, é só comentar aqui que passo o contato.)

Outra coisa que não pode faltar se vai dormir fora de casa é o kit de higiene (escova de dente, creme dental e toalhinha). Também compõem uma lembrancinha útil para a ocasião.


Cardápio

É festa, né, gente ? Eu sei que por ser em casa, dá aquela vontade de oferecer só coisa saudável... Mas vamos deixar as crianças curtirem, né ?

Então, o que não pode faltar ?
- Nuggets
- Batata frita
- Mini-pizza
- Cachorro-quente
- Pão de queijo
- Pipoca
- Gelatina
- Bebidas

É bom pausar a festa um pouquinho para as crianças comerem, senão, vão brincar a noite inteira e nada de comer!

Atividades

Essa é a parte mais difícil e o ideal é que sua filha ajude a definir, afinal, tem que ter o que ela gostaria de fazer com as amigas. A minha filha escreveu a programação numa lousa, acredita ?

Vamos ver a programação:

- Brincar de boneca

Minha filha AMA brincar de boneca! Enquanto as amigas iam chegando, foi assim que ela começou a festa!

- Jogos: Pictureka e Twister

- Competição das memórias

As barracas estavam cheias de bolinhas coloridas (dá pra ver na foto!). Para quem viu o filme, as bolinhas coloridas representam as nossas lembranças... Então, arranjamos um jeito de colocar as bolinhas na festa. Quem nunca brincou de competição de bolinhas ?

De olhos vendados, em duplas, as meninas tinham que colocar as bolinhas espalhadas na sua barraca dentro do saco. A dupla que reunisse o maior número de bolinhas, vencia.


- Caça ao Tesouro Pedagógica

Essa atividade foi o ponto alto da festa. A minha filha estava na maior expectativa, pelos comentários que o irmão fez da noite dos meninos.


Meu marido e minha mãe bolaram essa caça ao tesouro. Basicamente, uma palavra cruzada com uma pista para cada palavra. O número de palavras foi definido de acordo com a quantidade de crianças, para que cada uma tivesse o seu enigma.

Cada criança tirava um enigma do cartaz (tá coladinho ao lado da linha), que indicava uma pista de onde estaria escondido o segundo enigma. Era nesse segundo enigma que estava a charada que as crianças precisavam decifrar para completar a cruzadinha.

Aí entrava a parte pedagógica: a charada podia envolver assuntos cotidianos de interesse das crianças como também o conteúdo pedagógico que as crianças estavam estudando. Como o grupo era de amigas da turma da escola, era fácil escolher o conteúdo. Teve charada de probleminha de matemática, tema de ciências, português, até alemão (elas estudam alemão na escola)...

Completando todas as palavras da cruzadinha, surgia uma palavra-secreta, que era a pista para o local onde estava escondido o tesouro. A brincadeira encerrava com a descoberta do tesouro.

Vantagens: o jogo é colaborativo, uma amiga pode ajudar a outra a descobrir seu enigma; todas podem procurar o seu enigma ao mesmo tempo, não havendo uma perda de ritmo, como ocorreria se umas ficassem esperando enquanto outras estivessem fazendo; no final, o resultado depende do grupo, pois a palavra-secreta precisa que todos os enigmas estejam descobertos.

Um ponto importante: o tesouro precisa ser uma recompensa coletiva, afinal a atividade é coletiva. A escolha depende do perfil do grupo. No caso das meninas, o tesouro foi uma caixa com acessórios do camarim-fashion, para que elas pudessem se fantasiar à vontade. Foi um sucesso!

Na noite dos meninos, foi uma caixa com os joysticks para jogarem videogame. Tinha que ver a comemoração deles! :)

- Camarim

Todo mundo já cansou de ir nas festas com camarim-fashion e sabe que as meninas adoram se fantasiar e maquiar. Você pode alugar esses acessórios com empresas de animação ou pode você mesmo fazer o seu camarim. Aqui em casa, guardamos tudo quanto é fantasia, acessório de festas, etc, e posso dizer que temos material que não deixa a desejar... Então, foi fácil fazer a diversão da meninada! Elas curtiram por bastante tempo se produzir, trocar, começar de novo...

Meu marido ainda colocou uma câmera fotográfica num tripé, para que elas pudessem posar para fotos. Adoraram!

- Desfile

Depois da produção, hora do desfile!

- Mímica

Na sequencia, que tal um jogo de mímica? Rimos muito ! Até nós participamos! Acho que foi a brincadeira que durou mais tempo.

- Videogame

Não são todas as meninas que curtem videogame, mas a minha adora e joga com o irmão. Não abriu mão de jogar um pouco também com as amigas...

- Sessão cinema

A escolha natural nesta noite seria o que ? DivertidaMente, né ? Mas o filme havia acabado de sair de cartaz, não conseguimos a versão dublada. Uma pena!

Então, deixamos as meninas escolherem. Essa escolha nunca é fácil, mas para facilitar a decisão, uma dica é pedir para a aniversariante escolher antecipadamente 3 opções e deixar o grupo votar na hora. Você reduz as opções e não corre o risco da aniversariante não gostar do filme escolhido.

Já começamos a assistir o filme quase 1h da manhã. Poucas aguentaram assistir todo. Só duas ficaram firmes. Depois, ficamos conversando até que a última dormisse. Eu dormi ali mesmo, acampei com elas na porta das barraquinhas! :)


Café da manhã

De manhã... Que tal um piquenique no acampamento ? Nós já deixamos as cestinhas pré-organizadas com o café da manhã das meninas, faltando só completar com os itens de geladeira.

Acordamos as meninas já com tudo preparado na frente das barracas. As meninas curtiram!




(Dentro da cestinha: suco de caixinha, achocolatado, iogurte, polenguinho, pãozinho, torrada, pão de mel, bolinho Ana Maria, barrinha de cereal, biscoito goiabinha e maçã)

Depois, hora do banho para preparar para o parabéns!


Encerramento

O Parabéns pra você encerra festa! Convidamos também os pais das meninas para participarem desse momento.


Gente, a farra foi boa! Não vou postar fotos das crianças durante a festa para preservar a privacidade delas e das famílias, mas podem acreditar, elas juntas fizeram a festa!

Eu simplesmente adorei a festa do pijama! A gente realmente cria uma intimidade com as meninas, afinal, assume o papel de mãe de todo mundo por uma noite!

Espero que essas dicas ajudem na preparação da sua festa. Minha filha curtiu muuuuito a noite do pijama com suas BFFs!

Quer saber como foi a festa do pijama dos meninos ? Confira nesse outro post!

Bj bj!

3 comentários:

  1. Olá, adorei suas dicas!!! Minha filha vai fazer 8 anos e quer muito uma festa do pijama.
    Você pode me passar o contato da sua amiga que fez os pijaminhas e travesseirinho?
    Fico no aguardo!
    Obrigada.
    Gladis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gladis!
      Desculpe, mas a minha amiga não está mais trabalhando com isso... Vou até atualizar o post.
      Obrigada.

      Excluir

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!