Safo, sim! Safado, não!

Acabei de ler um desabafo de um amigo em que dizia que "as pessoas deveriam ser mais safas". Me soou familiar. Eu cresci ouvindo o termo "safo", muito comum nas rodas de amigos de Marinha do meu pai. Mas já vi algumas pessoas confundirem ser safo com safado. 

A palavra "safo" é um jargão dos marinheiros que deriva da palavra em inglês "safe". Tudo está safo quando a situação está fora de perigo, quando não há problema. 

Safismo (sim, essa palavra existe!) é a qualidade daquele que é perspicaz, esperto. O cara safo é despachado e habilidoso, ele domina a situação. Se o problema aparece, ele corre atrás da solução. 

Mas isso não quer dizer que ele dá um jeitinho pra resolver as coisas, bancando o espertinho e cometendo deslizes éticos. Esse não é safo, é safado! 

Safado é desavergonhado, descarado. Fugindo do sentido associado à pornografia, safadeza também significa desonestidade, indignidade, descaramento, falta de integridade. 

Parece forte demais usar a palavra "safado", né ? Mas na acepção do termo, é isso mesmo! Por isso foi muito feliz a campanha da CGU sobre pequenas corrupções, porque choca! Provoca uma reflexão importante: não é o tamanho do "deslize" que classifica o seu comportamento ético. Afinal, a ética não é relativa, é absoluta. A sua conduta é ética ou não é. 

Pequenas ações podem dizer muito sobre quem você é. Antes de exigir dos outros, deve-se começar por si mesmo. A escolha é sua: ser safo ou safado. Ponto final.

Também gostaria que as pessoas fossem mais safas, amigo. Safas, sim! 




4 comentários:

  1. E a palavra "safado" vem de Safo, a poetisa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Keila! Realmente, não encontrei nenhuma referência precisa sobre isso. Bjo grande!

      Excluir
  2. Kinha, escolho ser o mais safo possível...

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!