Dicas de Paris: Jardim de Luxemburgo

O Jardim de Luxemburgo (Jardin du Luxembourg) é o maior parque público de Paris. Para se ter uma ideia, o Central Park está para Nova Iorque da mesma forma que o Jardim de Luxemburgo está para Paris. Deu para realizar a sua importância para os parisienses ?

Nós visitamos o Jardim de Luxemburgo numa manhã de inverno. Mesmo no frio e com as árvores desfolhadas, o jardim tem seu encanto.

Logo na entrada, tem um mapa do lugar.
Segundo contam, esta área de 23 hectares no coração de Paris foi dedicada por Napoleão às crianças. E realmente as crianças (e também os adultos) aproveitam o lugar !
Não falta espaço para correr, brincar e pegar um solzinho...
Muita gente pratica esportes, correndo pelo parque, treinando artes marciais ou fazendo meditação. 

Ali no Jardim, fica o Musée du Luxembourg, o primeiro museu francês a ser aberto ao público, em 1750, que atualmente recebe prestigiadas exposições temporárias.
O jardim abriga o Palácio de Luxemburgo (Palais du Luxembourg), que atualmente é a sede do Senado francês.

Ali no Jardim, os parisienses costumam sentar nas muitas cadeiras de metal que ficam espalhadas, para uma boa conversa, tomar um café, ler ou simplesmente dar uma pausa apreciando a beleza do lugar.
  
No centro do Jardim tem um lago, chamado Grand Bassin.

 As crianças têm um motivo a mais para curtir na beira do lago...
Ali são alugados barquinhos e varinhas de madeiras para brincar. Com as varinhas, os barquinhos podem ser empurrados de um lado para o outro do lago.
As crianças também podem brincar nos parquinhos ou andar de pônei pelo jardim. Também tem um carrossel e teatro de marionetes, mas, como os meus já não estão mais na idade de interesse, passamos.

Veja que dali a gente avista também a Tour Montparnasse... Dá para ir a pé do Jardim de Luxemburgo até lá.
O jardim tem mais de 100 estátuas e monumentos espalhados. Muitos são representações de personalidades importantes da história da França. Sem dúvida, deve ser um tour interessante explorar cada cantinho do lugar e seus monumentos... 

O que mais nos chamou a atenção foi a réplica da Estátua da Liberdade.

Ali mesmo, pesquisei no Google qual a sua conexão com a sua "original" americana, e com surpresa descobri que é uma réplica construída pelo próprio escultor Frédéric Auguste Bartholdi, o mesmo que esculpiu a Estátua da Liberdade exposta em Nova Iorque, e que esta estátua de bronze de Paris serviu de modelo para a construção daquela.

O Jardim de Luxemburgo é uma opção de passeio para qualquer idade e objetivo. Seja para brincar, praticar esporte, conhecer as exposições do museu, ler ou simplesmente sair de casa... É uma visita que pode durar um dia inteiro ou apenas alguns minutos para uma passada por lá. Enfim, vale a pena incluir uma parada no Jardim de Luxemburgo no roteiro.

Bj bj!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!