Lições que a Bíblia ensina

Hoje é o último dia do mês de janeiro. O primeiro mês passou, e realmente foi leve, como desejei no meu primeiro post do ano. Não sei se as coisas mudaram ou se o que mudou foi a minha forma de encará-las.

2014 foi um ano pesado. Até deixei o blog um pouco de lado por falta de tempo. Quando as coisas complicam, naturalmente a gente prioriza o que é essencial, e é óbvio que nessa hora uma lista grande vem na frente do hobby: família, saúde, trabalho, casa, ... Passei por uma grande mudança profissional, inesperada e até improvável na minha visão, e tive que assumir o novo papel sem ensaio.

Do nada, folheando umas anotações esquecidas, encontrei a indicação de uma passagem bíblica, do livro de Josué (Js 1, 1-9). Certamente, não foi por acaso. Foi um daqueles mistérios que só a fé explica. E essa leitura me trouxe reflexões importantes, que me fortaleceram com fé e coragem. 

Josué recebeu a missão de Deus de substituir Moisés. Dá para imaginar ser designado diretamente por Deus para ser o substituto de Moisés ? Moisés, aquele que tinha a missão de conduzir o povo de Israel para a Terra Prometida ! A Bíblia diz que nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés (Dt 34, 10). Era esse cara, líder do povo de Israel, o maior de todos os profetas, que Josué tinha que substituir.

Josué pode ter se sentido intimidado. Pode ter se questionado se seria capaz... Vai saber... Mas ele não titubeou ao aceitar a missão. 

Quando alguém se sente intimidado, pode se bloquear e acabar recusando uma oportunidade. Não querer sair da zona de conforto é o primeiro instinto do ser humano, por isso temos que racionalizar e lutar contra isso. Isso é autossabotagem. 

"Como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei." (Js 1, 5) Essa foi a promessa de Deus a Josué. Mas isso não quer dizer que as coisas iriam cair do céu e pronto, que bastava crer que tudo aconteceria... Deus foi muito claro com Josué ao dizer também: "Esforça-te e tem bom ânimo". Aliás, essa frase é repetida 3 vezes nessa passagem, o que reforça a sua importância. "Esforça-te". Empenhe-se. Faça a sua parte, dê o seu melhor, porque não cai do céu mesmo. Mas "tem bom ânimo", ou seja, confia! Seja otimista acima de tudo. Acredite em você. 

A história de Josué me serviu de grande inspiração. Os meus desafios são infimamente menores que os dele e sei que posso vencê-los se tiver como base os mesmos princípios: a fé em Deus, acima de tudo; e esforço. Se o que é demandado é o meu esforço, não tenho dúvida que sou capaz de dar, porque o trabalho não me intimida. 

"Não te mandei eu ? Esforça-te, e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares". (Js 1, 9)

Tem que ter fé de que tudo que acontece é por permissão de Deus. Arregaçando as mangas e batalhando com a confiança de que Deus está no comando, e não nós, fica mais fácil.

Janeiro já foi... E foi com Deus!

Bj bj!




Kinha
Kinha

A bagagem de uma mulher, esposa, mãe, executiva e viajante, com um pouco de tudo e muito de nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!