Nem sempre dá para tirar 10...

"As mulheres inteligentes não se punem por não serem perfeitas." 
(Os segredos das mulheres inteligentes - Steven Carter & Julia Sokol)

Essa frase é perfeita como a maioria das mulheres gostaria de ser. Perfeita.

Ser perfeita significa: ser bem-sucedida profissionalmente; ser mãe amorosa que participa de todas as atividades dos filhos; ser esposa dedicada e carinhosa, e acima de tudo, um furacão na cama; ter aquele corpinho mantido com sacrifício (pela dieta, academia, etc) que ainda mereça ser chamada de "gostosa"; estar sempre bem cuidada (unhas, cabelos, maquiagem, depilação, etc em dia); administrar a casa de forma exemplar, dando conta de tudo que precisa ser feito, seja pessoalmente ou coordenando a ajudadora (o que nem por isso é fácil); ser divertida, inteligente e bem relacionada... Ufa!

Depois de uma maratona dessas, levante a mão quem não fica esgotada e louca para se jogar na cama e dormir 12 horas! Com sorte, conseguirá dormir 8 e começará tudo de novo! Por isso, ouso dizer que o drama da mulher contemporânea é se sentir exausta o tempo todo. Está o tempo todo correndo para dar conta, a cabeça cheia de coisas pra resolver... Quanto mais realiza, parece que a lista não diminui. Só cresce. E em geral, não sobra um tantinho sequer de tempo para dedicar a si mesma.

Pare para pensar: há quanto tempo você não sai para um chopinho ou um cafezinho com as amigas ? Há quanto tempo não se dá o direito de simplesmente jogar conversa fora, sem cronometrar o tempo de voltar para fazer a janta, pegar o filho na escola ou ensinar a lição de casa ? Há quanto tempo não usa o tempo do salão (que para conseguir encaixar você já abre mão do almoço) para se atualizar de "cultura inútil", como quem bombou na fashion week ou quem está pegando quem na novela, em vez de ficar adiantando os emails ou ligações do trabalho ?

E o pior: apesar de tudo isso, você ainda se culpa de não estar sempre de alto-astral, de não ter disposição para brincar com as crianças, de não estar disponível para o sexo às 23h depois de colocar as crianças na cama e você ainda ter que terminar um relatório para entregar no dia seguinte...

Dê um basta nisso! Sempre que começar a se criticar, pare e pense no tanto que você já fez. Quantos leões você matou ? Certamente, bem mais que um leão por dia! Isso é motivo de comemoração, não de frustração. Aprenda a conviver com o fato de que nem sempre dá para tirar 10 em tudo... E aceite que mais importante que tirar 10, é dar seu próprio 10. Nem sempre isso significa ser perfeita, mas significa que você se dedicou perfeitamente. Quem te ama será capaz de reconhecer e valorizar isso. Mas e você ?

Tenha uma visão positiva de si mesma. Dê o seu melhor em tudo que faz e contente-se com o resultado. A vida é curta demais para você desperdiçá-la se lamentando sobre o que poderia ter feito e se cobrando. Não seja tão severa consigo mesma, não se puna! Compreenda-se mais. Você será mais leve e feliz. E sem perceber, estará dando o verdadeiro passo para a perfeição. Afinal, tem a vida perfeita quem se sente realizada!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!