Dicas de viagem: Visconde de Mauá - RJ


Visconde de Mauá é um lugarzinho surpreendente... Estivemos recentemente lá para um fim de semana gostoso de inverno e deu para desfrutar um pouquinho do seu encanto...

A região de Visconde de Mauá fica no alto da Serra da Mantiqueira, colada com o Parque Nacional de Itatiaia, na fronteira dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

Para chegar lá, saindo do Rio de Janeiro, a gente pega a Rodovia Nova Dutra até o km 311, entre Resende e Itatiaia. Na saída do km 311, pega-se o acesso para Penedo, na RJ-163. Aí, é só seguir as placas na direção de Visconde de Mauá e Maringá, subindo a serra. São quase 30 km até Visconde de Mauá.

A região de Visconde de Mauá engloba três vilas, que ficam entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais: Visconde de Mauá, Maringá e Maromba. Confesso que não identifiquei onde começa uma vila e termina a outra. Fica tudo junto e misturado!

Visconde de Mauá é a primeira vila e deu nome a toda a região. É mais voltada para hospedagem, reunindo as principais pousadas e serviços na região, como mercados, lojas de artesanato, artigos de couro, etc.

Maringá fica no lado Minas Gerais, separada de Visconde de Mauá por um rio, o Rio Preto. Uma ponte bem antiga conecta o centro de Visconde de Mauá com Maringá.

 
Maromba é a área mais voltada para o turismo ecológico, onde ficam as principais cachoeiras da região.


O que dá pra fazer em Visconde de Mauá ?

1) Cachoeiras

A região de Mauá tem mais de 100 cachoeiras catalogadas (Isso mesmo! Mais de 100!). É claro que as mais visitadas (e mais movimentadas) são aquelas acessíveis de carro ou a uma caminhada curta.

Nós fomos à Cachoeira da Santa Clara, que é uma das mais conhecidas da região. Dá para chegar bem perto de carro e tem estacionamento no local.

A Cachoeira de Santa Clara fica no Vale da Santa Clara, na divisa do Parque Nacional de Itatiaia.


O Vale da Santa Clara reúne outras duas cachoeiras: Toca da Raposa e Santuário.


A Cachoeira da Santa Clara não chega a ser uma mega cascata, como aquelas que acabam recebendo o nome de véu de noiva, de tanto volume d'água, e por isso mesmo, foi na medida para nós, um grupo com crianças.


Tinha uma piscina natural rasinha para as crianças aproveitarem...



Mas como a água tava fria pra caramba, eu não tive coragem de encarar! Fiquei só curtindo o visual enquanto as crianças se esbaldavam!


É só se informar no seu hotel / pousada que eles vão indicar as cachoeiras que são fáceis de chegar sozinho. Para as menos acessíveis, sugiro contratar um serviço de guia local.

2) Piscinas naturais

Mauá é privilegiada por suas piscinas naturais de águas cristalinas, algumas tão fáceis de acessar quanto estacionar na beirada da rua.



3) Caminhadas

Caminhar sem pressa, curtindo o ar puro da serra... Nem precisa ter destino, só andar por aí, apreciando a paisagem... Parece bobagem, mas é super revigorante. E se você estiver bem acompanhado então, fica ainda melhor!


"Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já sofri demais..."

4) Andar a cavalo

A região de Mauá oferece passeios a cavalo, com guias, para todas as idades. Para quem tem criança que sonha em dar uma volta com um cavalo, pode ser uma opção. É fácil encontrar os guias pelos arredores das cachoeiras.


Também tem aluguel de cavalos de raça na região, para os mais preparados fazerem trilhas.

5) Compras

A rua principal de Mauá reúne diversas lojas de artesanato, doces, bebidas, calçados e roupas de frio. Você vai encontrar calçados de couro a preços muito melhores que no Rio.




Não deixe de explorar cada lojinha!

6) Turismo de Aventura

A região é propícia para fazer turismo de aventura, como passeios de quadriciclo ou veículos off-road para explorar as trilhas, boia-cross (descida de bóias pelas corredeiras), rapel pelos paredões da serra ou mesmo pelas cachoeiras, entre outras atividades. Circulando pelo centro da cidade, encontrei algumas empresas oferecendo esse serviço, como esta abaixo. É uma opção para conhecer Visconde de Mauá com emoção! 


7) Passeio de jardineira

Quem não curte sentar e passear pela cidade, sentindo o vento bater na cara ? Alguns optam por algo mais radical, como o quadriciclo, outros, por um passeio tranquilo de jardineira! Lá em Mauá também tem esse tradicional passeio pelos principais pontos da região.


A jardineira parte do centro da cidade. É só embarcar e curtir!

8) Conhecer a Casa das Velas

Uma casa com todos os cômodos decorados com velas e objetos artesanais.


O ambiente é bonito e dificilmente você vai sair de lá sem levar alguma coisa.

A Casa das Velas fica no final da Alameda Gastronômica (Maringá-MG), seguindo pela estrada de terra.

9) Conhecer a Casa do Chocolate

A Casa do Chocolate fica no caminho da Casa das Velas, por isso, é difícil não dar uma paradinha.


Basicamente é uma casa que tem uma produção artesanal de chocolates. Não experimentei nenhum chocolate excepcional, mas valeu a pausa da caminhada.

10) Comer bem

Alguns podem dizer que isso é pensamento de gordo, outros, de velho... (Que feio!) Para mim, comer bem é uma prioridade, pois da vida a gente só leva o que come (bem, levar mesmo, não leva! kkk) e o que vivencia!

Então, vamos falar de comida em Visconde de Mauá, sim! Lá, você vai encontrar muitas opções de restaurantes charmosos. Trutas e fondues, regados a um bom vinho, são especialidades da região, mas você também encontra outras opções. A concentração dos melhores restaurantes é em Maringá. É só atravessar a ponte e você estará na "Alameda Gastronômica".

Uma única rua reúne diversas opções gastronômicas. Muitos são restaurantes pequenos, estilo bistrô, com cardápios variados. É só explorar e escolher o que mais agradar.



Visconde de Mauá é uma região onde você explora as cachoeiras e piscinais naturais de manhã, faz compras à tarde e curte um jantar gostoso à noite.

Sem contar que ainda pode dar uma esticadinha até Penedo, que fica ali pertinho. Quem não conhece, vai adorar o charme dessa cidadezinha. Quem já conhece, certamente vai querer matar a saudade. Na ida ou na volta, Penedo é uma parada obrigatória.

Enfim, Visconde de Mauá é um excelente lugar para curtir com a família e os amigos!


Além disso, é inegável que o friozinho é um convite ao romantismo... Vinho, lareira, ficar grudadinho... Que tal ? Tá esperando o que para conhecer ?

Bj bj!

5 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, amei as dicas. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super obrigada a você, Renata!!! Que bom que gostou das dicas! Bj bj! :)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tenho muita vontade de conhecer Visconde de Mauá, porém confesso que não sei ir de ônibus (na verdade sei que tem uma linha da Cidade do Aço). Eu gostaria de saber onde fica o ponto final dessa linha na localidade de Maromba, pois gostaria de ficar hospedado próximo do local de embarque. Você teria essa informação por favor? Desde parabenizo pelas informações sobre o lugar em sua página, e agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, super obrigada pela sua mensagem! Infelizmente, vou ficar devendo informação sobre a linha de ônibus, pois fomos de carro. Quando você tiver esta experiência, compartilhe conosco. Grande abraço!

      Excluir

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!