Dicas de Viagem: Passeio de Teleférico em Nova Friburgo - RJ


Visitando a "suíça brasileira", decidimos fazer um passeio de teleférico. Você deve estar pensando em Campos do Jordão, mas, não, hoje não estou falando da cidade paulistana pra lá de conhecida com esse título. Estou falando da "suíça brasileira" que fica no Rio de Janeiro, a cidade de Nova Friburgo.

Nova Friburgo fica no norte fluminense, a 134 km do centro do Rio, e recebeu oficialmente em 2017 o título de "suíça brasileira", sendo reconhecida como a primeira cidade a ser colonizada por imigrantes suíços. A autorização da vinda das famílias suíças de Friburgo (daí o nome Nova Friburgo) para o Brasil data de 1818, no reinado de D. João VI. Depois das primeiras famílias, vieram imigrantes de outras nacionalidades, como alemães, italianos, portugueses e sírios. 

Polêmicas e títulos à parte, Nova Friburgo é uma cidade que merece uma visita. Cercada pela mata Atlântica e com aquele clima característico da região serrana, a cidade oferece vários passeios e atividades em reservas ambientais, rios e cachoeiras, para quem curte turismo ecológico, mas também se destaca por ser um pólo de roupa íntima, lugar ótimo para umas comprinhas. Sem contar as opções gastronômicas. Portanto, pode botar "Nova Friburgo" no seu radar para visitar. Mas neste post vou falar sobre o passeio de teleférico.


O teleférico de Nova Friburgo é uma atração super tradicional na cidade. Foi inaugurado em 1975 e é um dos maiores do país, com 1.500 metros de extensão. 

A partida do teleférico fica na Praça do Suspiro, no centro de Nova Friburgo, a mesma praça onde fica a também tradicional Capela de Santo Antonio.

Nos finais de semana, ali na praça acontece uma feirinha, com barraquinhas com artigos de malhas, linhas, tricôs e artesanatos. 

O teleférico leva ao alto do Morro da Cruz, a cerca de 1.400 metros acima no nível do mar.


A vantagem deste teleférico é que as cadeiras são duplas, então, tanto as crianças podem ir acompanhadas, como também, os adultos podem curtir um passeio romântico vendo a vista da cidade.


São dois níveis de parada. No primeiro nível, tem uma área de entretenimento, com boliche, jogos de arcade, lanchonete e um mirante na área externa. 


Ali também tive a surpresa de encontrar a Boneca Eva (quem lembra dela ???).

A Boneca Eva, que fez sucesso nos anos 80, era uma boneca gigante, que ficava deitada de bruços e que a gente podia fazer um tour por dentro dela e ver os órgãos do corpo humano. Ficou durante muitos anos no estacionamento do Barra Shopping, no Rio de Janeiro, e também circulou outras cidades do país. Agora, depois de uma repaginada, a boneca está em Nova Friburgo.

Antiga Boneca Eva - Youtube

Na boa: meus filhos, que nunca tinham visto a Eva, acharam a boneca muito sinistra! rsss Também, agora a geração deles pode ver tudo sobre o corpo humano na internet...

No segundo nível, fica o acesso ao Morro da Cruz. Confesso que senti um certo medinho nessa segunda etapa...

Chegando ao segundo patamar, tem uma escadaria, que leva até a cruz.


Ali não tem estrutura alguma. Só um terreno descampado com o Cruzeiro, mas a vista da cidade é realmente espetacular e o silêncio do lugar nos dá uma paz...

Já estava anoitecendo, então foi praticamente subir, apreciar a vista por alguns minutos e descer. O passeio todo durou exatamente uma hora.


O teleférico funciona todos os dias, das 9 às 17 horas.

Dica: Se você vai subir com criança de colo, leve aquele canguru ou uma canga, para deixar a criança bem segura, e então você reforçar nos seus braços. Assim, você vai se sentir mais tranquila e curtir melhor o passeio. 

Bj bj!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!