Campos do Jordão: roteiro gastronômico de dois dias com crianças


Campos do Jordão é reconhecida pela sua exuberância natural e pelo clima de montanha, mas tem outras qualidades que conquistaram seus visitantes e a tornaram uma das cidades ícones do turismo. Uma delas é a gastronomia. 

A cidade reúne uma diversidade invejável, com restaurantes de culinária alemã, italiana, francesa, portuguesa, japonesa, ... e até brasileira! rss Tem restaurantes tradicionais, outros mais requintados, com chefs renomados, outros mais informais, lanchonetes estilosas, outras bem simples e gostosas... Enfim, reúne opções para todos os gostos e bolsos.
    
É claro que um fim de semana está longe de ser suficiente para experimentar de tudo, mas deu para render um post específico do nosso roteiro gastronômico nesta viagem com crianças. Vamos lá ?

A Muralha

Chegamos à noite em Campos de Jordão e o friozinho pedia um fondue. Pedi indicação na pousada e nos recomendaram vários restaurantes especializados em rodízio de fondue, mas esse nos chamou a atenção: era um restaurante temático inspirado em Game of Thrones! 
O ambiente é rústico e pinturas na parede traçam a árvore genealógica das 4 principais casas que disputam o trono de ferro.
No salão principal, as bandeiras com os brasões das famílias, mas a área mais impactante fica logo na entrada, onde uma parede representa o salão das faces, ao lado do lendário trono de ferro.

O restaurante não oferece só fondue, tem também outras opções de peixe, carne e galeto, mas nós nem cogitamos outra opção. 

No rodízio, são servidos juntos o fondue de queijo e de carne (com filé, frango e linguiça) com diversos molhos, e na sequencia, o fondue de chocolate. 

Confesso que não foi o melhor fondue que comemos. O fondue de queijo estava muito enjoativo, praticamente só comemos o de carne, e assim mesmo os acompanhamentos (molhos) também não nos agradaram muito. Mas o de chocolate fechou bem a noite. 

Eu gostei de conhecer o restaurante, mas recomendaria experimentar outra opção de cardápio. 

Local: Rua Emílio Lang Junior, 1290 - Recanto Feliz

Kouguem


Se perguntar para meus filhos o que preferem comer, certamente a resposta será comida japonesa ou massa. Então, optamos por almoçar em um restaurante japonês.

O restaurante Kouguem fica no centro da Vila Capivari, na perpendicular à Av. Macedo de Soares (avenida principal da Vila), que tem a Igreja de São Benedito na esquina.  

Quem passa na porta, não dá nada pelo restaurante. Parece pequeno, mas ele é grande lá dentro e tem ambientes exclusivos, com tatamis, para grupos maiores.


É um restaurante simples, bom e com preço justo. Boa opção para almoço, quando não se quer uma refeição longa demais. 

Local: Trav. Isola Orsi, 47 - Vila Capivari

Pastelão do Maluf


Quando li sobre Campos do Jordão, a única coisa que eu tinha certeza que iria experimentar era o famoso pastelão do Maluf. E é claro que paramos lá para um lanchinho no meio da tarde!


O pastel é realmente enorme e tem muitas opções de sabores. Mede 32 cm, quase o tamanho da bandeja! Eu não dei conta de comer um sozinha, dividi com o meu marido, nem as crianças. Mas é super saboroso, massa levinha. Da próxima vez vamos mais tarde, para estarmos com mais fome... rs

Para quem não gosta de pastel, a lanchonete tem também hambúrgueres e outros petiscos.

O ambiente é bom, tem até música ao vivo (você paga o couvert) e os lanches são ótimos! Não é à toa que o Pastelão do Maluf ocupa duas áreas, uma de frente pra outra, na rua que é point. Recomendo muito uma passadinha lá na visita a Campos do Jordão.

Local: Av. Macedo Soares, 134 - Vila Capivari

Baden Baden


O Baden Baden Choperia é o point de Campos do Jordão para os apreciadores de cerveja e da culinária alemã. Tem também pratos característicos da região, como fondue ou truta (que você encontra em quase todo lugar lá - rs). É um lugar que reúne todo tipo de público, inclusive famílias com crianças. Tem até um ambiente especial para os pequenos. 


O local é super concorrido. Olha só como estava em plena luz do dia! Também, era período de feriado prolongado e, pra completar, época da Festa do Pinhão, um evento tradicional da cidade... O Baden Baden estava bombando e acabou que não tivemos paciência de esperar mesa.  Mas o clima era tão alto astral que deu vontade de ficar por ali. Vale conferir.

Local: Rua Djalma Forjaz, 93, loja 10 - Vila Capivari

Panela de Ferro Trattoria e Pizzaria

Para uma noite fria, uma massa cai super bem, né ? 

O Panela de Ferro promete "o melhor da cozinha italiana e brasileira", não oferecendo só massas, mas também trutas, carnes e até fondue, tudo preparado em panela de ferro e no fogão à lenha. Aos sábados, ainda rola uma tradicional feijoada.


O restaurante tem um ambiente bem comum, aquela luz branca no salão, nada muito elaborado. A proposta é de um restaurante padrão, por isso mesmo funciona para famílias. Vi outras famílias com crianças e até bebês. Você não fica com aquele receio do falatório das crianças estar "atrapalhando" o clima das outras mesas.   



As crianças pediram o velho e inequívoco espaguete, enquanto o pai e eu fomos de pizza mesmo. Também pedi um caldo de cebola de entrada, para esquentar um pouquinho, e, é claro, um vinho tinto. 
As massas e pizzas estavam ótimas, mas o caldo, não. Devolvi na primeira colherada. Estava ralo e insosso. O maitre veio na nossa mesa para saber o motivo, acolheu sem questionar, pedindo desculpas, e quando eu menos esperava, voltou com outra tigela de caldo. Fez questão que eu provasse em sua presença para acompanhar minha reação. Estava realmente muito melhor. Enfim, tudo estava gostoso, mas o restaurante me ganhou mesmo foi no quesito atendimento. 

Local: Av. Macedo Soares, 242 – Capivari

Krokodillo


O restaurante Krokodillo é famoso em Campos do Jordão, por sua ambientação temática inspirada em crocodilos. Chama logo a atenção aquela enorme boca de crocodilo aberta na porta. Além disso, o restaurante é bastante recomendado e tem 4 filiais na cidade. Sinal que deu certo, né ? Então fomos conhecer o Krokodillo I, o primeiro restaurante da rede.


Curtimos demais a decoração rústica e cheia de crocodilos. 


No restaurante, rolava música ao vivo com um pianista. Não achei que piano combinava muito com a atmosfera do lugar, mas pelo menos a música era boa.  

A comida não foi bem como esperávamos. Me pareceu que a especialidade do restaurante era fondue, e fondue era tudo que não queríamos. Então o garçom nos direcionou para o buffet, que poderia ser a peso ou a valor fixo com serviço livre. Acabamos optando pelo buffet livre.


O buffet não estava lá essas coisas... Era pouco depois das 15h, já estava com aspecto de "requentado" e as opções de carne na área do churrasco estavam bem escassas. O churrasqueiro inclusive encerrou após nos servir. Não foi a melhor refeição que fizemos.  

Na hora de pagar, descobrimos que o restaurante não aceita cartão. Só pagamento em dinheiro. Tinha uma placa discreta na parede, que não lemos. Mas o gerente logo apresentou a solução de fazermos uma transferência bancária para o restaurante e resolvemos. 

Valeu conhecer o Krokodillo, mas ficou muito aquém da nossa expectativa.


E assim, encerramos nosso tour gastronômico em Campos de Jordão. Nossas opções foram mais voltadas para agradar as crianças, mas curtimos. Entre uma refeição e outra, não faltaram as gordices que amamos: chocolate quente, fondue, sorvetes artesanais, trufas, doces cristalizados... 

Deu para ver que a cidade tem muitas opções de restaurantes sofisticados e românticos, mas como não era o nosso foco, vão ficar para outra vez. Se tiver alguma dica imperdível, me conta, pois já vou deixar tudo anotadinho para a próxima viagem! ;)

Bj bj!





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!