Kennedy Space Center: conheça o complexo de visitantes do centro espacial da NASA


A cerca de uma hora de Orlando, fica o Kennedy Space Center, a estação de lançamentos de foguetes da NASA, na Ilha de Merritt, perto de Cabo Canaveral. Conhecer o complexo de visitantes do Centro Espacial era quase que obrigatório para nós!

Algumas pessoas se referem ao Kennedy Space Center como se fosse um parque, mas não é. O Kennedy Space Center é como um museu interativo, que reconta a história da conquista espacial americana, com acesso a locais de lançamento e instalações de voos espaciais, onde estão expostos artefatos e equipamentos das missões, simuladores e atrações multimídia.

Vista de fora do Jardim dos Foguetes

As atrações estão agrupadas por cronologia, para contar melhor a história e a evolução dos programas espaciais.

O Kennedy Space Center tem ônibus que fazem tours para as principais atrações. Tem um grupo de atrações "Behind the Gate" que requer um valor adicional para participar. Em geral, são aquelas que envolvem uma maior interação com astronautas ou visita guiada a áreas restritas, como a própria estação de Cabo Canaveral. Você pode fazer sua programação de acordo com as atrações extras de interesse. 

Está incluído no pacote básico o Tour Kennedy Space Center, que é a ida até a torre de observação no piso do complexo de lançamento 39 e ao Centro Apollo-Saturno V. Pegamos o ônibus e chegamos na torre.



Pela torre de observação a gente pode ver as bases de lançamento.




Seguindo no ônibus, paramos no Centro Apollo / Saturno V, onde está exposto o Saturno V, o maior foguete já tripulado! 






Um total de 13 foguetes Saturno V foram lançados entre 1967 e 1972.

O Centro Apollo-Saturno V é um grande museu construído ao redor do foguete, com exposição de peças e artefatos autênticos das missões lunares da Apollo.
Primeiro veículo lunar foi usado na Apollo 15

Traje usado pelo astronauta da Apollo 13, aquela missão do filme com Tom Hanks!!!

Exposição de uniformes de diversas missões

Cápsula da Apollo 14

Tocando uma pedra lunar!!!

Nesta área, há dois teatros que levam a uma verdadeira imersão na era da corrida espacial:

Sala de Fogo 

Foto: site Kennedy Space Center 

Esse teatro simula a sala de lançamento da primeira missão tripulada da NASA para orbitar a Lua em 1968, a bordo do foguete Saturno V. A gente participa da contagem regressiva de frente para os consoles reais usados ​​durante os lançamentos da Apollo, e vê o foguete Saturno V decolar da plataforma, sentindo o tremor na sala pela explosão do lançamento. É sensacional!

Teatro Lunar

Esse outro teatro simula a aterrissagem da Apollo 11, aquela que o mundo parou para ver. A apresentação mescla imagens reais da NASA, gravações da sala de controle, entrevistas com os astronautas e as imagens inesquecíveis da chegada do homem à Lua, em 1969. Não tem como não sair extasiado ao “vivenciar” essa conquista!
Foto: site Kennedy Space Center 

Voltando para a área central, chegamos ao Astronaut Encounter, onde acontecem os encontros com os astronautas. Há diversas atividades que podem ser agendadas, desde participação em exposições com eles a almoço com um astronauta. Nós somente tiramos uma foto com um astronauta. 



Uma área de destaque, que é uma das mais novas do complexo, inaugurada em 2013, é a zona dedicada ao ônibus espacial Atlantis. A Atlantis deixou de operar em 2011. Tem 37 metros de comprimento e 69 toneladas. Além de poder ver a espaçonave exposta e outros artefatos dessa "era", nesta zona tem simuladores de treinamento e de lançamento do ônibus espacial.

Foto: site Kennedy Space Center 

O simulador do lançamento de um ônibus espacial simula (faltou um verbo melhor! rs) uma velocidade de 17.500 milhas por hora, e a baixa gravidade do espaço. É o que mais se aproxima das atrações dos parques. O que é engraçado é que a gente vai com uma expectativa altíssima no simulador, afinal, AQUI É A NASA, mas não é nada excepcional... Talvez seja porque aqui é simulação de algo real, minuciosamente calculado para causar o mínimo impacto...

A última zona, a NASA Now + Next, é a que mostra o que a NASA está fazendo agora, quais são as missões em curso. Vamos ter a visão do universo a partir do Telescópio Espacial Hubble, simuladores e exposição multimídia sobre a exploração espacial de Marte.  


No IMAX Theater há 2 filmes 3D em exibição: Journey to Space, um filme com imagens impressionantes do espaço e entrevistas com astronautas, um super experiente, que comandou a última missão do ônibus espacial, e uma astronauta mulher recentemente escalada para futuras missões; e A Beautiful Planet, um filme novo, que apresenta imagens da Terra coletadas pelos astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) e narradas pela atriz Jennifer Lawrence.


Outra área relativamente nova é a Heroes and Legends, que é uma homenagem aos astronautas americanos.


O Kennedy Space Center não é tão grande, nem tem muitas atrações. Seria um passeio de meio-dia para um visitante comum, se não fosse a distância de uma hora para ir e outra para voltar. Mas quem realmente é apaixonado por astronomia e missões espaciais, não vai querer sair de lá tão cedo!

Bj bj!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!