Dicas de viagem: Gramado e Canela com crianças - Parte 1

Gramado e Canela te remetem a que ? Frio, lareira, passeios românticos, tour gastronômico regado a queijos, vinhos e fondue, certo ? Sim, não faltam opções assim! Mas Gramado e Canela não se restringem a passeios a dois. Na verdade, as cidades vêm cada vez mais se estruturando para receber crianças, com diversas opções para alegria dos nossos pequenos!

Passamos o Carnaval em Gramado, fugindo da folia do Rio de Janeiro! Como a distância entre Gramado e Canela é de 7 km, deu para aproveitar um pouquinho das duas cidades. Vou compartilhar um pouquinho do que fizemos nesses 4 dias (fomos no sábado e voltamos na terça-feira).

Chegada pelo aeroporto de Caxias do Sul



Embora a opção mais comum de chegada seja pelo aeroporto de Porto Alegre, Caxias do Sul é a melhor opção. Caxias do Sul fica a 70 km de Gramado, enquanto Porto Alegre fica a 115 km. O tempo de voo é mais ou menos o mesmo partindo de São Paulo (ambos os voos no horário que queríamos eram com conexão em São Paulo): para Caxias do Sul o voo dura cerca de 1h30, e para Porto Alegre, cerca de 1h20. Ou seja, não faz muita diferença, prevalecendo a distância rodoviária.

Aluguel de carro
Alugar um carro é o ideal para que você possa passear pela região. No aeroporto tem várias locadoras, faça uma pesquisa prévia e já reserve on line. Utilizei o site www.rentcars.com.br. Fica mais econômico alugar um carro do que pagar transfer aeroporto-hotel-aeroporto e contar com táxis ou operadoras de turismo para os passeios pelas cidades. Além disso, com crianças, nunca se sabe ! Ter a liberdade de “abortar” um passeio no meio porque estão cansadas ou com fome ou porque não agradou mesmo não tem preço!

Trajeto
A estrada de Caxias do Sul a Gramado é bem pavimentada e sinalizada. A serra não tem iluminação - como a maioria -, então, para quem não conhece a estrada, o melhor mesmo é seguir durante o dia. Além de que possibilita apreciar a paisagem, que é linda!

Você segue a RS-235 de Caxias do Sul, passando por Galópolis, Nova Petrópolis e Gramado. Usamos o GPS do celular (Google Maps) e chegamos tranquilamente. Tem dois pedágios no caminho, mas um está desativado. O valor do pedágio foi R$ 5,90.

Hospedagem para todos os gostos!
Na região, tem diferentes tipos de hospedagens: campings, hostels, pousadas e hotéis de todos os estilos. Basta procurar um que melhor se adeque à dinâmica da sua família!

Comprei o nosso pacote no Hotel Urbano, hospedagem para casal no Carnaval no hotel Alpenhaus (Avenida Borges de Medeiros, 4206, Centro, Gramado), com gratuidade para criança até 12 anos.

Chegando no hotel, fomos informados que recebemos um upgrade e iríamos para o resort, que ficava em outro lugar. Ótima notícia, não fosse pelo fato de estarmos cansados da viagem e cheios de fome! O recepcionista nos deu um mapa que não era fiel, a bateria do meu celular acabou e tentamos pedir informação, mas ninguém conhecia o tal do Alpenhaus Resort. Até que um menino falou que naquela rua só tinha um resort, mas se chamava Serrano. Já tínhamos passado em frente, mas resolvemos entrar e perguntar. E não é que era lá ?! O recepcionista esqueceu de dizer esse pequeno detalhe de que o hotel tinha um nome diferente! 

Nada que só a fachada do hotel já nos fizesse esquecer... Enfim, Serrano Resort Convenções & Spa (Av. das Hortênsias, 1480, Centro).


O Serrano Resort é bem completo, com SPA para tratamentos estéticos e terapêuticos, salão de beleza, academia, Kid’s Club com recreação infantil das 10 às 22h, quadras de esporte, piscinas térmica e externa, salas de jogos, etc. Como era Carnaval, o hotel tinha uma programação especial para as crianças no Kid’s Club. Apesar de tudo, praticamente não ficamos no hotel, apenas chegávamos para dormir ou sair novamente. Uma pena... Quem sabe, voltando com mais tempo, podemos aproveitar melhor a estrutura.

O hotel também dispõe de três restaurantes que são abertos ao público externo: Forneria di Como, especializado em massas, Frontera Sur, especializado em cortes de carne, e Spazio Due, cozinha contemporânea. Experimentamos o Forneria di Como e realmente foi uma refeição saborosa!

Depois de almoçar, hora de conhecer a cidade!

Esqueça o estresse do trânsito!
O trânsito na cidade é super organizado. Tem duas avenidas principais: Av. Borges de Medeiros e Av. das Hortênsias. Os principais pontos da cidade ou ficam nessas avenidas ou em ruas que desembocam nelas. Depois de algumas horas na cidade, você já está orientado.

Não tem semáforos e nem guardas coordenando o trânsito. Os cruzamentos têm rotatórias e o trânsito simplesmente flui. A regra aqui é: o pedestre pisou na faixa de segurança, o carro para. Mesmo.

A cidade estava movimentada, principalmente os parques, mas se não fosse pelas poucas crianças fantasiadas que vimos passeando, nem lembraríamos que era Carnaval.

Conhecendo Gramado

Pórtico da Cidade

Localizado na entrada da cidade, no acesso de Nova Petrópolis, o pórtico de Gramado é um cartão postal da cidade.



Aldeia do Papai Noel
Rua Bela Vista, 353 - Centro

É o parque temático do Papai Noel, que fica dentro do Parque Knorr. A concepção é bem interessante, pena que no todo o parque está com aspecto de mal conservado. As crianças curtem mesmo assim.

Logo na entrada, você encontra Papai Noel, aguardando para a foto com as crianças. Para o nosso azar, Papai Noel estava dormindo na cadeira, às 15h, e apesar da algazarra que nossos filhos estavam fazendo, não despertou de imediato. Eles notaram e virou a piada do passeio. Detalhe: eles ainda acreditam em Papai Noel, mas dizem que alguns são apenas personagens. Esse foi um deles, claro! 

Dentro do parque, tem um cenário de "fábrica de chocolate". Não é grande coisa, mas dá acesso a um mirante que vale visitar. De lá você tem uma vista linda do Vale dos Quilombos.


Na área verde, tem a árvore dos desejos, onde as pessoas prendem plaquinhas de madeira com seus pedidos. É bem bonitinha. No gramado, tem cabritos e cachorros que as crianças podem acariciar. O ponto alto foi a visita à casa de Papai Noel, que é bem decorada e fica no centro do parque. No caminho, tem também renas de verdade, nos cercados.


No verso do mapa, que você recebe na entrada, tem instruções para que você encontre três ajudantes do Papai Noel e peça para ele carimbar o circuito. Os três ajudantes estarão nos sites principais do parque (Casa do Papai Noel, Fábrica de Chocolate e Alojamento dos Ursos), o que faz com que você visite o parque todo. Com os três carimbos, na saída, você leva um certificado de que esteve na Aldeia do Papai Noel.

O parque em si é muito bonito e as crianças podem correr e ter contato com a natureza, mas pelo encontro com Papai Noel, prefiro a Casa do Papai Noel em Penedo - RJ (veja o post aqui). 

Igreja de São Pedro

Linda, esculpida em pedra basáltica, a igreja fica no centro de Gramado, na Av. Borges de Medeiros. Você vai passar por ela diversas vezes, tem que dar uma paradinha.
No pátio da igreja, tem estátuas de todos os discípulos de Jesus.



Palácio dos Festivais
Seguindo à esquerda, você se depara com o cinema onde acontece a exibição dos principais filmes do famoso Festival de Cinema de Gramado, um local onde todos param para registrar. Fora do festival, funciona como um cinema com programação normal. Atenção à calçada, a nossa "Calçada da Fama", com as estrelas de diversos atores e atrizes reconhecidos nesse importante festival de cinema.


Rua Coberta
Em frente ao Palácio dos Festivais, fica a rua coberta, uma travessa que interliga a Av. Borges de Medeiros com a Rua Garibaldi. Nela você encontra opções de gastronomia e lojas. Tem que dar uma passadinha por lá, nem que seja para um café ou chocolate quente!


Hollywood Dream Cars
Avenida das Hortênsias, 4151

Imagina encontrar carros clássicos, lindos como se fossem zero km! É o que você vai encontrar na Hollywood Dream Cars, onde, como o próprio nome diz, você revive o glamour de Hollywood, admirando carros e motos das décadas de 50 e 60. O mais legal é que as músicas de Elvis envolvem o ambiente e há vídeos e posteres do astro espalhados pela exposição. Quem é fã, como eu, delira!


Super Carros
Avenida das Hortênsias, 4635

Depois de ver carros antigos, tem que ver também os mais modernos, na exposição Super Carros, onde você ainda pode realizar seu sonho de dirigir uma super máquina daquelas: Ferrari F360 F1, Camaro SS, Dodge, Lamborghini, Porsche, dentre outras.

No andar de cima, tem simuladores e uma pista de corrida que os adultos disputam juntinho com as crianças a vez de jogar. Além disso, tem miniaturas dos carros e artigos de vestiário da Ferrari e grandes marcas. O lugar faz a diversão da ala masculina, mas as mulheres também curtem.


Dreamland Museu de Cera
Avenida das Hortênsias, 5507

Museu de cera com vários cenários e mais de 50 personalidades / personagens representadas. Logo na entrada, o Homem de Ferro te recepciona. Lá dentro, você se depara com Michael Jackson, Elvis Presley, Marilyn Monroe, John Travolta, Robbin Williams interpretando Peter Pan e Popeye, os personagens Shrek, Bob Esponja, Harry Potter,  Homem Aranha, diversos presidentes americanos, inclusive Obama, e outros.





Cá pra nós, algumas esculturas são bem esquisitas, não retratam bem o original, mas outras são cópias fiéis. Passa longe do "Madame Tussauds", mas vale a pena conferir para tirar sua própria conclusão.

Harley Motor Show
Avenida das Hortênsias, 5507

Fica embaixo do Dreamland Museu de Cera. Espaço temático para os apaixonados pelas motos Harley Davidson onde você encontra mais de 20 motos de diversos modelos totalmente restauradas, parecem novas. 

O ambiente é um bar temático, inspirado em motocicletas, que além de bebidas para os adultos, serve pipocas e refris para as crianças. Você pode posar nos cenários e tirar fotos super legais como se estivesse viajando numa Harley.


Dica: Tem um passaporte que por R$ 80,00 você visita as quatro atrações: Dreamland Museu de Cera, Harley Motor Show, Hollywood Dream Cars e Super Carros. Você compra na bilheteria de qualquer das atrações.

Mini-Mundo
Rua Horácio Cardoso, 291, Planalto - Gramado


Como o nome diz, é um mundo em miniatura, onde você encontra réplicas de construções em escala única de 1:24, ao ar livre em um jardim super bem cuidado. Você encontra de tudo: embarcações, ferrovias com trens circulando, aeroporto, castelos, etc. Tudo sonorizado, parece mesmo que você está vendo uma cidade de pequeninos.




Além disso, o parque tem uma casinha de bonecas, um play para as crianças menores, os personagens, os ursinhos Gui e Ana, a bruxinha Ju e o Limpador de Chaminés, um café super bonitinho, uma fonte dos desejos... Até o meu filho se animou a jogar uma moedinha na fonte!

Além de ser uma obra de arte a céu aberto, é um lugar muito fofo! Vale a pena levar as crianças.



Rótula das Bandeiras
Praça Leopoldo Rosenfeldt, Avenida das Hortênsias

Essa praça é uma homenagem aos estados brasileiros, representados por suas bandeiras. Em frente à praça se encontra um monumento do “Kikito”, o troféu que é entregue no Festival de Cinema de Gramado, outro cartão postal da cidade. O kikito representa o “Deus do Bom Humor”, por isso é uma figura simpática e sorridente. Não pode faltar uma foto ao lado dele!



Lago Negro
Rua A. J. Renner - Planalto

O Lago Negro recebeu esse nome porque suas árvores são originárias da Floresta Negra da Alemanha. É um lago de cor verde escura, cheio de pedalinhos e patos de verdade, cercado de um bosque com lindas árvores e flores. 


Você pode fazer caminhadas pelas trilhas que contornam o lago, passear de bicicleta ou simplesmente apreciar a paisagem, sentada na grama. Tem restaurantes e lanchonetes no entorno, além de barraquinhas de artesanato e souvenires.

Alemanha Encantada
Rua Bruno Ernersto Riegel, 713

Esse restaurante temático fica em frente ao Lago Negro. A cozinha é tipicamente alemã, com variedades de petiscos. Nele você experimenta iguarias como mix de salsichas, feitas por um "Mestre Salsicheiro" que veio especialmente da Alemanha. Além, é claro, de variedade de cervejas!

A música ambiente é alemã, mas bem contemporânea. Tem um palco cenário com os personagens do conto "Músicos de Bremen". Eu não conhecia a estória, mas meus filhos, sim (aprenderam na escola), e me contaram.

O ambiente foi inspirado nos contos dos irmãos Grimm. Tem uma Torre da Princesa, inspirada no conto da Rapunzel, onde você pode subir por um elevador panorâmico e apreciar a bela vista do Lago Negro, além de encontrar uma boneca da personagem em tamanho natural. Ingresso para subir a torre: R$ 10,00 por adulto e R$ 5,00 por criança.



Você pode tirar foto nos diferentes cenários do parque-restaurante. Tem um cenário que é uma bolha que simula a neve com papéis voando e outro com espuma. Custa R$ 5,00 cada foto.


Detalhes: http://www.alemanhaencantada.com.br/

No próximo post, vou contar um pouquinho do que fizemos em Canela! Clique aqui.

2 comentários:

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!