Dicas de Paris: Catedral de Notre Dame

Ir à Paris e não conhecer a Notre Dame é quase uma heresia... rs 

Brincadeiras à parte, a catedral de Notre Dame é o principal templo religioso de Paris e é mais visitada do que a Torre Eiffel. 

Certamente o nome “Notre Dame” lhe é familiar, devido ao filme da Disney, “O Corcunda de Notre Dame”, ou à obra que inspirou o filme, do autor francês Victor Hugo. O fato é que essa igreja realmente existe e atrai mais de 14 milhões de pessoas por ano.

Essa igreja, dedicada à Nossa Senhora, mãe de Jesus, foi construída no século XIV, em estilo gótico. Tem mais de 850 anos, se contar desde quando foi colocada a pedra fundamental, em 1163. Em 1991, foi declarada Patrimônio da Humanidade. 

Na sua fachada, há 3 portais – o central, Portal do Julgamento; o da direita, Portal de Santana; e o da esquerda, Portal da Virgem. Nos portais há passagens bíblicas esculpidas. No Portal de Santana, sobre a vida de Maria e seus pais, Ana e Joaquim. No Portal da Virgem, as passagens representam a anunciação de Maria, sua morte e ascensão. No Portão do Julgamento, Jesus está no centro, revelando suas chagas nas palmas das mãos.
Portal do Julgamento

Durante muitos anos os parisienses tinham aula de catecismo a partir das ilustrações dos portais da catedral.

Seu interior é decorado com inúmeros vitrais, um mais lindo que o outro, e 3 belas rosáceas, de 10 m de diâmetro. Além de toda a beleza da catedral, subindo seus 422 degraus, pode-se observar as famosas gárgulas do telhado, assim como apreciar a vista maravilhosa de Paris.

Curiosidades:

1) A praça da catedral marca o ponto zero da cidade. As distâncias de Paris a toda a França são calculadas a partir desse ponto.

2) A Notre Dame quase foi demolida, devido aos estragos causados durante a Revolução Francesa. Mas o livro "O Corcunda de Notre Dame" reavivou a sua importância no coração dos parisienses, que fizeram um abaixo-assinado para salvar a catedral. 


Definitivamente, não dá para visitar Paris e não conhecer a Catedral de Notre Dame!

Bj bj!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!