O Bom Pastor

Ansiedade. Esse é meu sobrenome. Sou ansiosa ao extremo, minha cabeça sempre está um passo a frente (ou muitos). Estou sempre conectada na reunião que vou ter, na viagem que vou fazer, sempre planejando o dia seguinte, o mês, o ano ou a década, tão preocupada com o que vem depois que às vezes fico com a sensação de que não vivo o agora. Vivo o presente com a cabeça no futuro, mas sempre com medo de não ter futuro e mal ter vivido o presente.

Tenho pensado muito sobre isso e, por coincidência (ou por um mistério que só a fé pode explicar), a missa do último domingo veio ao encontro dessa minha reflexão particular: foi a celebração da festa do Bom Pastor.

Extraí um trecho do Evangelho do dia:

"Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas ovelhas." (João 10, 14-15)

As ovelhas conhecem o seu pastor. Se ele diz para mudar de pasto, elas o seguem. Se é hora de descansar e aproveitar o pasto, elas se deleitam. Se está na hora de retornar para o cercado, elas obedecem. Simples assim. Isso porque elas se sentem seguras e protegidas.

O bom pastor conhece bem cada ovelha do seu rebanho. Conhece suas necessidades e zela por elas. Não as leva para um pasto que elas não possam alcançar. Mas se surgem desafios no trajeto que as exigem demais, ele as protege, cuida de cada uma, para garantir que cada ovelha continue no caminho.

Se Jesus é o bom pastor, que deu a vida por suas ovelhas, e se nós O seguimos, por que tanta preocupação com o dia seguinte ? Por que a inquietação com o que vai acontecer, se o nosso Bom Pastor conhece nossas necessidades e zela por nós ?

"Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?
Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?
Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?"
(Mateus 6, 25-27)

Precisa dizer mais alguma coisa ?

Na missa do último domingo, o padre ainda recordou a seguinte frase de Santo Agostinho:

"Fizeste-nos, Senhor, para Ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em Ti."

Ao confiar a vida ao Senhor, como as ovelhas cegamente confiam no seu pastor, tem que estar seguro que o curso da vida segue a melhor direção. Descansar em Deus é a saída para acalmar o coração, para desacelerar e viver um dia de cada vez.

Sendo assim, ansiedade pra que ? Vamos cuidar bem do hoje, dar o melhor no que fizermos, trabalhar duro, quando o momento for para trabalhar, aproveitar as pequenas coisas da vida, no momento de relaxar. O grande lance é se jogar na vida hoje, guiados pelo Bom Pastor, porque é isso que vai direcionar o amanhã. É a ação de hoje, não a preocupação, que vai impactar o futuro. Quem crê e segue o Pastor, simplesmente confia e vive. Deixa de passar pela vida e passa a viver.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!