Dicas de viagem: Fortaleza - CE

Uma amiga me pediu umas dicas para suas férias em Fortaleza. Já tinha feito um post sobre o Beach Park. Neste post, vou comentar um pouquinho sobre o que fazer fora do parque.

Pensar em Fortaleza é pensar na Praia de Iracema, na Av. Beira-mar, um dos cartões postais da terrinha! Ali na orla você encontra uma diversidade de hotéis, para todos os gostos e bolsos, de cinco estrelas a outros com menos, mas também maravilhosos. Nós ficamos no Praiano Hotel, que considero muito bom e com um preço adequado para a localização e estrutura.  

O Praiano fica em frente à feirinha de Iracema, onde dezenas de barracas são montadas toda noite com tudo que há de melhor em Fortaleza: redes, artesanato, peças de couro, camisetas com frases divertidas, quadros, temperos etc. Pode circular à vontade porque você vai encontrar alguma coisa interessante e não vai voltar de mãos abanando para casa. Da janela do hotel você pode ver o monta-desmonta. Por volta da meia-noite, já não tem mais nada ali.


Ali naquela meiúca também fica uma jardineira que circula pela orla com personagens e músicas infantis. Vale dar uma voltinha com as crianças. Lembro que quando estivemos lá, junto com os personagens estava o palhaço Bolinha, que foi animando com o seu "sucesso" Tombe-tombá. Acabamos comprando um DVD.

A Praia de Iracema não é indicada para banho, mas é ótima para circular no fim de tarde, fazer uma caminhada pela ciclovia, tomar um sorvete ou um chopinho... Ali também tem bons restaurantes e quiosques. Num deles, no canto direito da praia, tem uma peixaria onde você pode escolher o pescado fresquinho que eles preparam na hora. Hummmm... Camarão ao alho e óleo... Nem te falo...

Para curtir uma praia ali por perto, a boa é a Praia do Futuro. Essa praia é o point, onde ficam as "barracas" - enormes estruturas na beira da praia, com restaurante, choupanas na areia, mini-parque aquático, banheiros, mini-spa, etc. Você passa o dia tranquilo ali, com toda a estrutura que precisa, saboreando um bom caranguejo ou uma lagosta! Adoro as barracas Chico do Caranguejo e Croco Beach!

Piscina na Barraca do Chico do Caranguejo

À noite, as barracas promovem shows de música e humor, com artistas locais. Lembrando que o Ceará é a terra de humoristas consagrados, você não pode perder!

Tem outras praias lindas, um pouco mais distantes, que valem à pena conhecer. Em Fortaleza não faltam operadoras de turismo. Elas passam nos hotéis de manhã e retornam no fim do dia. A CVC é conhecida nacionalmente, mas tem outras locais, como Ernanitur, que usei numa das viagens e gostei. A dica aqui é definir o que quer fazer e negociar um pacote completo, não passeio a passeio, para conseguir um bom desconto.

O que eu considero imperdível:

Porto das Dunas

É onde fica o Beach Park. Você pode ficar nos quiosques da praia ou entrar para passar o dia no parque. Com crianças, recomendo no mínimo dois dias de Beach Park, para aproveitar bem. Uma vez com o ingresso, você tem livre acesso, pode entrar e sair do parque. Aqueles que não curtem parque aquático podem esperar no quiosque tomando uma cerveja gelada com um peixinho frito ou pegando um sol na praia, enquanto os outros se esbaldam lá dentro.



Canoa Quebrada

Quem nunca ouviu falar da praia da Lua e Estrela ?
A belíssima Canoa Quebrada continua encantando quem a conhece. Comer um peixinho num dos restaurantes na areia, com as ondas batendo nos pés, não tem preço! Depois, explorar a vila dando uma voltinha de bugre, também é diversão garantida.



Cumbuco

Essa praia de água tranquila, que forma piscinas naturais rasinhas, é ótima para levar as crianças. Além disso, tem muitos jangadeiros na praia, oferecendo passeios, além de jegues e cavalos, para uma voltinha na areia da praia, de ponta a ponta. Recentemente, a praia virou o point do kitesurf.





Morro Branco

Venha apreciar o mar azul do alto das falésias. É isso que você irá ver em Morro Branco. Procure pelos labirintos das falésias as 12 cores da areia e se encante com os artistas locais fazendo as garrafinhas com paisagens, que certamente você irá trazer de lembrança. Depois, conheça a Praia das Fontes e deixe as crianças curtirem no parque aquático.



Jericoacoara

Essa é paradisíaca! Linda, linda, linda...  Foi escolhida pelo jornal americano Washington Post uma das 10 praias mais lindas do planeta. Fica a 300 km de Fortaleza, mas o acesso é bem complicado, levando cerca de 6 horas de viagem. Não dá para ser um bate-volta, tem que ter tempo para ficar pelo menos uns 3 dias na vila, para descansar e conhecer toda a sua beleza. A vila não tem iluminação nas ruas, o calçamento é de areia e o grande espetáculo é assistir ao por-do-sol do alto da duna. As pessoas aplaudem aquele magnífico momento.


Outros passeios pela cidade que tem que fazer:

Mercado Central

Todo lugar tem o seu centro de artesanato. Salvador tem o Mercado Modelo, Recife tem a antiga Cadeia Pública e Fortaleza, o Mercado Central. É enorme, dá para garimpar muita coisa lá, desde as comidas típicas até belíssimas peças do artesanato local. Muita coisa você encontra na feirinha de Iracema, mas tem outras que só encontrará no Mercado Central.





Dragão do Mar

É um centro cultural, que fica bem no centro de Fortaleza. Ali está o Museu de Arte Contemporânea, o Museu da Cultura Cearense, o Planetário, salas de cinema.

Você visita exposições bem interessantes, além de ser um local de arquitetura belíssima.

À noite, ali no entorno, tem diversos barezinhos com música ao vivo.



Pirata


É onde acontece a "segunda-feira mais louca do mundo", segundo The New York Times! O Pirata é um bar que só abre às segundas. Está marcado no calendário da cidade. Fila na porta, casa lotada, animação total. Tem shows de bandas ao vivo, que leva o público a tirar o pé do chão pra valer.  






Gostou ? Então aproveite a primeira oportunidade para conhecer ou matar a saudade dessa terrinha boa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse espaço é seu... Deixe seu comentário e vamos conversar!